Dono da Havan patrocina faixa em avião que chama Lula de "cachaceiro"; PT aciona a Justiça
Luciano Hang havia anunciado que patrocinaria aviões que levassem "mensagens patriotas" pelo litoral de Santa CatarinaO dono da Havan, Luciano Hang, havia anunciado nos últimos dias que estava financiando aviões que iriam sobrevoar as praias de Santa Catarina puxando faixas “patriotas”. Com a execução do plano, as mensagens tiveram como alvo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o qual é apontado pela publicidade como “presidiário” e “cachaceiro”. Considerando tal tipo de comunicação ofensiva, o Partido dos Trabalhadores (PT) acionou a Justiça para processar o “empresário bolsonarista”.
Luciano Hang tinha pedido aos seus seguidores do Twitter sugestões de frases a serem exibidas por aviões. Em 1º de dezembro, publicou vídeo simulando algumas das indicações, entre elas estavam as mensagens: “Lula cachaceiro devolve meu dinheiro”; “Lula na cadeia, eu com o pé na areia”; “Aproveite sua liberdade na praia, não no sítio de Atibaia”; “Melhor que o verão, é o lula na prisão”; “Lula outra vez volta para o xadrez”; “Se é ruim para o PT é bom para o Brasil”; “Lula enjaulado é o Brasil acordado”; e “Nossa bandeira nunca será vermelha”.
Tenho ou não tenho os seguidores mais criativos do Brasil? Durante o verão, vou patrocinar um avião que vai passar com mensagens patriotas pelo litoral de (SC). Pedi aos internautas que me ajudassem com sugestões de frases. Dá o play no vídeo e veja algumas que apareceram. pic.twitter.com/u7foyrn4xj
— Luciano Hang (@luciano_hang) December 1, 2019Seja assinante O POVO+
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.
Assine
“Tenho ou não tenho os seguidores mais criativos do Brasil? Durante o verão, vou patrocinar um avião que vai passar com mensagens patriotas pelo litoral de SC”, comunicou o empresário. Dias depois, em 27 de dezembro, compartilhou outro vídeo, desta vez, de um avião já circulando com uma das frases citadas acima. “O povo brasileiro acordou e sentiu na pele o quanto perdeu votando errado. Acreditaram nas pessoas erradas, que só pensaram no poder e destruíram nosso País. Agora juntos vamos reconstruí-lo e transformar o Brasil num lugar de paz, harmonia, ordem e progresso”, escreveu no Instagram.
Para advogados do PT, no entanto, as faixas de Hang foram ofensivas contra o ex-presidente. Para isso, entraram na Justiça contra Hang, acusando-o de calúnia e difamação. Os petistas protocolaram pedido de proibição da circulação das faixas e de condenação do empresário a pagar indenização de R$ 100 mil por danos morais. A ação foi protocolada na 2ª Vara Cível de Navegantes, cidade a 90 quilômetros da capital Florianópolis.
No site do PT, o partido defende, “que o acusado seja responsabilizado pela iniciativa, visto que tais frases maculam diretamente a imagem e a honra do ex-presidente”.
O Partido dos Trabalhadores entrou na justiça contra o dono das lojas Havan por calúnia e difamação.https://t.co/co0RGlVdZT
— PT Brasil (@ptbrasil) December 30, 2019
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente