Justiça marca audiência de conciliação entre deputados Nezinho Farias e André Fernandes
Nezinho cobra ação indenizatória a Fernandes por tê-lo acusado de integrar facção criminosa no Ceará
14:18 | Jul. 11, 2019
As acusações do deputado André Fernandes (PSL) contra seu colega parlamentar Nezinho Farias (PDT), de que este teria envolvimento com facção criminosa, ainda está rendendo. Desta vez, a Justiça cearense marcou uma audiência de conciliação entre os dois para acontecer no próximo dia 3 de setembro. O pedetista cobra indenização de mais de R$ 39 mil por danos morais.
Em junho, Fernandes fez discurso na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) dizendo que recebia denúncias diárias de que parlamentares teriam envolvimento com facções criminosas. O deputado mais votado nas últimas eleições chegou a formular e apresentar denúncia ao Ministério Público do Ceará (MPCE).
O POVO teve acesso ao documento de acusação, que corre sob sigilo. Nele, Fernandes tratava de hipotéticas relações de deputados com facções criminosas no Ceará. Para embasar o argumento, citava que “tomou conhecimento de que haveria algumas irregularidades envolvendo colega deputado da Assembleia Legislativa, supostamente envolvido com o fortalecimento” de grupos criminosos, “inclusive com a lavagem de dinheiro por meio da realização de ‘jogo do bicho'”.
A denúncia dizia ainda que, “ao perceber que o deputado Nezinho Farias protocolou” projeto de lei que regulamenta o e-Sports (modalidade esportiva de jogos eletrônicos) no Ceará, “percebeu-se que os fatos descritos acima haviam (sic) indícios de veracidade”. Tal projeto recebeu voto favorável do próprio pesselista.
O parlamentar do PDT, posteriormente, classificou como "irresponsáveis" as acusações feitas e apresentou ação indenizatória por danos morais, cobrando R$ 39.920 do parlamentar. “Tal proposição nada mais é do que uma contrapartida do mal sofrido, com caráter satisfativo para o autor e punitivo para o réu, causador do dano, para que se abstenha de prosseguir com essa conduta lesiva”, justificou o advogado Renê Coelho na peça protocolada, com estadia na 12ª Unidade do Juizado Especial Cível.
Após repercussão negativa na AL-CE, André Fernandes se desculpou. “Me desculpo por não ter, de fato, analisado qualquer denúncia que chegou ao meu gabinete e me desculpo por ter dado à tona um assunto que fez vossa excelência e sua família sofrer", disse a Nezinho na tribuna da Casa.
O encontro entre os deputados marcado para setembro faz parte da ação indenizatória ajuizada por Nezinho. Segundo a assessoria de imprensa de André Fernandes, o deputado ainda não foi notificado e só se manifestará após receber notificação da Justiça.
Ao O POVO Online, assessoria de Nezinho informou que “quaisquer citações ou notificações serão feitas junto ao advogado” e que o parlamentar aguarda a tramitação e a decisão da Justiça.