75% dos brasileiros temem que fake news influenciem na hora de votar, afirma pesquisa
A pesquisa ouviu 800 brasileiros de ambos os gêneros, acima de 18 anos e de todas as classes sociais nas 27 capitais do País
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Uma pesquisa realizada em todas as capitais brasileiras revela que 75% dos brasileiros têm receio de que seu voto seja influenciado por fake news nas eleições. O temor sobe para 82% quando considerados os que possuem até 34 anos de idade.
Realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a pesquisa analisou a disseminação de notícias falsas nas redes sociais como um problema que afeta a formação do pensamento crítico da população. Esses meios vêm se consolidando como uma das principais ferramentas de propaganda política e de informação no processo eleitoral.
Em uma escala que varia de zero a dez, 67% dos entrevistados que se informam sobre as propostas dos candidatos nas redes sociais atribuem nota igual ou superior a seis para o grau de influência que elas exercem sobre a própria decisão de voto e a opinião nas eleições. Considerando todos os entrevistados, a nota média é 6,6 pontos.
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“A proximidade das eleições coloca a propagação de notícias inverídicas ainda mais em evidência, uma vez que este é um período em que as pessoas recorrem a todo tipo de fonte e são bombardeadas por diversas informações a respeito dos candidatos, propostas e planos de governo”, alerta o presidente da CNDL, José Cesar da Costa.
De acordo com o levantamento, 60% dos entrevistados assumem o hábito de checar com frequência se as notícias de políticos que recebem pelas redes sociais e pelo WhatsApp são de fato verdadeiras, enquanto 22% fazem isso apenas algumas vezes. Os que raramente ou nunca procuram se certificar da veracidade das informações recebidas no período eleitoral são 18% dos entrevistados.
Dentre os que tomam algum tipo de cuidado com relação à veracidade das notícias durante as eleições, 52% conferem a fonte para saber se tem credibilidade, 45% pesquisam a veracidade da notícia no Google ou outro buscador e 33% leem as matérias que compartilham na íntegra e não somente o título.
A pesquisa revela que mais de um terço (34%) dos brasileiros costuma compartilhar informações sobre políticos nas redes sociais, hábito que sobe para 42% entre os homens. As redes mais usadas para essa finalidade são Facebook (83%), WhatsApp (67%), Instagram (25%) e Twitter (23%). No geral, 62% não têm o hábito de compartilhar notícias políticas com a rede de contatos.
Segundo a pesquisa, os debates na TV são o principal meio de informação sobre as propostas dos candidatos à Presidência (67%), seguida da internet (40%), das matérias jornalísticas (34%), e das conversas com parentes e amigos (30%). Apenas 29% acompanham o horário eleitoral gratuito na TV e rádio para se informar sobre os candidatos.
Metodologia
A pesquisa ouviu 800 brasileiros de ambos os gêneros, acima de 18 anos e de todas as classes sociais, nas 27 capitais do País. A margem de erro é de no máximo 3,5 pontos percentuais a uma margem de confiança de 95%.
Redação O POVO Online
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