Dois municípios cearenses também elegerão prefeitos em outubro, por causa de cassações
No dia 28 de outubro, os eleitores destes municípios irão às urnas para escolher prefeito e vice. Veja os motivos
15:11 | Set. 14, 2018
[FOTO1]Dois municípios cearenses terão eleições suplementares neste ano. O pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) definiu o calendário do pleito em Croatá e Aracoiaba. No dia 28 de outubro, mesma data do 2º turno das eleições gerais, os eleitores destes municípios irão às urnas para escolher prefeito e vice.
[SAIBAMAIS] Os candidatos devem ser registrados nos Cartórios Eleitorais das Zonas 67ª (Aracoiaba) e 74ª (Croatá, com sede em Guaraciaba do Norte) até o dia 25 de setembro.
Os gestores de Croatá foram afastados em 14 de agosto deste ano, quando por maioria dos votos o TRE-CE cassou os mandatos do prefeito, Thomaz Farias de Aragão (PDT), e o vice-prefeito, José Antônio Rodrigues de Aragão, além de declarar a inelegibilidade de ambos por oito anos.
Na condenação, foi incluído o radialista Cyro Leopoldo Aragão. Os três foram punidos por abuso do poder econômico e a utilização indevida dos meios de comunicação social, ao utilizar uma rádio local para campanha eleitoral.
Em Aracoiaba, O TRE-CE rejeitou em 30 de agosto, o recurso do prefeito, Antônio Cláudio Pinheiro (PSDB), e sua vice, Maria Valmira Oliveira (PSDB), a “Dona Bill”, confirmando cassação da chapa dos dois por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2016. A mãe do cantor Wesley Safadão havia renunciado ao mandato em dezembro do ano passado, porém, tanto ela quanto o prefeito ficarão inelegíveis até 2024. Dona Bill é mãe do cantor Wesley Safadão.
Segundo investigação do Ministério Público do Estado (MP-CE), os parlamentares teriam cometido diversas irregularidades na campanha de 2016. De acordo com o órgão, a dupla teria inclusive propagandeado como “doações de recursos próprios” diversas ambulâncias distribuídas com dinheiro de empresas.
Redação O POVO Online