Prefeito de Juazeiro do Norte é alvo de ação do MPCE por promover o filho indevidamente

Em nota, a Prefeitura afirma que Arnon Bezerra declarou-se surpreso diante da ação do Ministério Público por propaganda irregular

18:50 | Fev. 09, 2018

NULL (foto: )

[FOTO1]

O prefeito de Juazeiro do Norte, José Arnon Bezerra (PTB), é alvo de uma ação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) por improbidade administrativa. Conforme o MPCE, ele estaria promovendo o filho Pedro Augusto Geromel, que é pré-candidato ao cargo de deputado federal, em eventos ligados à Prefeitura. Além de pré-candidato, Geromel preside o Diretório Municipal do PTB.

Investigações da instituição constataram que o nome de Pedro Geromel não consta na lista de agentes públicos no Portal da Transparência e na folha de pagamento do município. Ele, no entanto, tem lugar de destaque em diversas realizações da Prefeitura. No site do município, fotografias mostram Geromel em alguns eventos. No último deles, realizado nessa terça-feira, 6, e publicado no dia seguinte, é possível vê-lo na assinatura de um convênio entre o Estado e a cidade para melhoria na mobilidade urbana.

Ao portal do Ministério Público, o promotor Igor Pinheiro afirmou que a situação é tão grave que a Prefeitura, mesmo tendo recebido recomendação formal do MP para deixar tais práticas, publicou matéria em que seu filho aparece novamente.

Na ação, foi requerido a suspensão dos direitos políticos de 3 a 5 anos; pagamento de multa civil de até 100 vezes o subsídio do prefeito; proibição de contratar junto com o Poder Público pelo prazo de três anos; e pagamento de dano moral coletivo de R$ 100 mil.

A reportagem do O POVO Online tentou contato com o prefeito. Em nota, a Prefeitura afirma que Arnon Bezerra declarou-se surpreso diante da ação do Ministério Público por propaganda irregular. Ele ressalta que obedece as leis do País e que irá dar a devida resposta ao Ministério Público.

Ainda na nota, ele destaca que o filho não participou de eventos oficiais representando o poder público, uma vez que não é funcionário. Entretanto, ele disse que não precisa abrir mão da companhia de Geromel, já que ele não está candidato. "O Prefeito destacou o seu respeito ao Ministério Público, que faz um grande trabalho, mas ao mesmo tempo disse que não pode deixar de se sensibilizar e até mesmo se indignar", diz o comunicado.

 

Redação O POVO Online