Condenação unânime fecha caminhos para Lula
O placar de 3 a 0 tende a ser fatal para as pretensões eleitorais do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As possibilidades de recurso se restringem bastante. A chance de reverter a decisão ainda no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, é quase nula. Resta ao ex-presidente a disputa política.[SAIBAMAIS]
A única forma de recurso possível no TRF-4 passam a ser os embargos de declaração. Não mudam a essência da decisão. No máximo, esclarecem aspectos duvidosos da sentença. São julgados pelos mesmos desembargadores que condenaram Lula. A decisão tende a ser rápida.
Lula poderá recorrer até ao Supremo Tribunal Federal (STF). Todavia, se confirmada a sentença do TRF-4, ele já poderá ser preso. A tendência é que isso ocorra ainda neste semestre.
Nesta quinta-feira, 25, o PT deverá reafirmar a candidatura do ex-presidente. Ele poderá registrar a candidatura e, enquanto não houver pronunciamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), poderá fazer campanha. Mesmo se estiver preso. Porém, é quase certo que o TSE, por fim, irá barrar a candidatura.
Seja assinante O POVO+
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.
AssineO embate que resta é, essencialmente, político. Nessa arena, a disputa começa ainda nesta quarta-feira, 24, em discurso de Lula aguardado para esta noite.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente