Manifestantes contrários a viadutos no Cocó vaiam prefeito Roberto Cláudio
Roberto Cláudio, por sua vez, pediu a formação de uma comissão para discutir o tema e afirmou que está aberto ao diálogo
O prefeito Roberto Cláudio (PSB) foi vaiado nesta quinta-feira, 1º, por manifestantes que se colocam contra a construção de viadutos na área do Cocó. O protesto foi feito por parte do grupo que se encontra acampado no parque do Cocó há mais de duas semanas. Por meio de faixas, eles pediam para que a área de proteção ambiental fosse "salva" e que o prefeito vetasse o empreendimento. Roberto Cláudio, por sua vez, pediu a formação de uma comissão para discutir o tema e afirmou que está aberto ao diálogo. Entretanto, disse que "se o interesse for só ofender" não irá recebê-los.
Até o momento, 79 árvores já foram subtraídas da área. Para a construção dos viadutos, mais 15 deverão ser derrubadas, segundo o projeto da Prefeitura de Fortaleza. Entretanto, um grupo de manifestantes se encontra no local há mais de duas semanas, impedindo o andamento das obras.
LEIA TAMBÉM: Vereador critica opositores de viadutos e diz que meio ambiente virou religião
Manifestante invade plenário aos gritos e interrompe discurso de Roberto Cláudio
Justiça Federal nega pedido de medida cautelar do MPF contra obras no Cocó
A intervenção chegou a ser questionada na Justiça e também pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU). Uma liminar barrou por alguns dias as obras, sendo em seguida derrubada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE), Gerardo Brígido. A SPU também liberou o início das construções. Ao mesmo tempo, um laudo do Ibama afirma que as árvores derrubadas estavam em uma área de proteção permanente. Ele embasou ação do Ministério Público Federal (MPF) contra o projeto, que não foi acatada pela Justiça Federal.
Redação O POVO Online
com informações do repórter
Marcos Robério