Polícia Federal prende homem que se passava por médico em Pedra Branca

Suspeito também é alvo do crime de peculato e réu pela prática de crimes de extorsão e ameaça na Vara Judicial do município

19:38 | Ago. 29, 2023

Por: Mirla Nobre
Imagem de apoio ilustrativo. A prisão ocorreu pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Estado do Ceará (Ficco), da Polícia Federal (PF) (foto: SECOMP)

Um homem de 24 anos foi preso suspeito de praticar exercício ilegal de medicina no município de Pedra Branca, a 268 quilômetros de Fortaleza. A prisão ocorreu na tarde desta terça-feira, 29, pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Estado do Ceará (Ficco), da Polícia Federal (PF).

O suspeito foi preso preventivamente após cumprimento de mandado de prisão expedido pela Vara da Comarca de Pedra Branca. Além da prática ilegal de medicina, o homem também é suspeito pelo crime de peculato.

O crime ocorre quando um funcionário público apropria-se ou desvia, em favor próprio, de dinheiro, valor, ou qualquer outro bem móvel que se encontra em posse do funcionário em razão de seu cargo.

Na Vara Judicial de Pedra Branca, o homem ainda é réu pela prática de crimes de extorsão e ameaça no órgão judicial. Na prisão, as ações policiais na Ficco contaram com a participação do Batalhão Especializado em Policiamento do Interior (Bepi) e do Comando Tático Rural (Cotar) da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

Entenda o que é a Ficco

A Ficco é uma Força-tarefa de Combate ao Crime Organizado no Estado do Ceará, que é composta pela PF, Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado do Ceará (SAP) e Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).