Eleições EUA 2024: pré-candidatos a presidente, datas e mais
Conheça os principais pré-candidatos para a presidência dos Estados Unidos, a previsão para as eleições e como o sistema eleitoral do país funciona
22:43 | Nov. 09, 2023
A um ano das eleições presidenciais nos Estados Unidos, a população se prepara para escolher o próximo representante do país. Na lista dos pré-candidatos, o atual presidente pelo partido Democrata, Joe Biden, tenta a reeleição.
O cargo também será disputado pelo ex-presidente Donald Trump, que já se apresenta como um forte oponente para Biden nos “swing states” (“estados pêndulos”, em tradução livre). Nesses estados, nenhum partido possui preferência da população, com resultados variados.
A pesquisa de intenção de votos, realizada em parceria do jornal The New York Times com o Siena College, vê Biden atrás de Trump em cinco dos seis ‘swing states’.
Entenda as previsões para a eleição nos Estados Unidos em 2024 e quando a votação se iniciará.
A democracia nos EUA pós-eleições; VEJA REPORTAGEM DO OP+
Eleições EUA 2024: conheça os pré-candidatos
Os pré-candidatos Republicanos e Democratas disputam a nomeação de seu partido nas primárias, que ocorrem cerca de seis a nove meses antes das eleições presidenciais. O objetivo é escolher um candidato oficial para representar o partido político.
Sem definição até a publicação da matéria, confira alguns concorrentes à candidatura de seus partidos nas primárias.
Joe Biden (Democrata)
O favorito para a indicação Democrata e 46º presidente dos Estados Unidos, Joe Biden encontra na sua idade, de 80 anos, uma das principais dificuldades na busca pela reeleição. O político foi o presidente mais velho a assumir o cargo, em 2021, aos 78 anos.
Donald Trump (Republicano)
Como 45º presidente dos Estados Unidos e 10º no cargo a não alcançar a reeleição, Donald Trump apresenta sua pré-candidatura em meio a julgamento de fraude empresarial em Nova York e outras acusações de conspiração para anular a eleição presidencial de 2020.
Ron DeSantis (Republicano)
Outro pré-candidato do partido Republicano, Ron DeSantis é governador da Flórida e ficou conhecido por seus confrontos com a Disney, a sua retórica anti-imigração e críticas ao ensino de questões raciais em escolas.
Nikki Haley (Republicana)
De origem indiana, a ex-governadora da Carolina do Sul e embaixadora dos Estados Unidos para as Nações Unidas (ONU) no governo Trump busca o seu lugar na pré-candidatura do partido Republicano aos 51 anos.
De acordo com a ABC News, Nikki Haley apoiou os planos da administração Trump de se retirar do acordo climático de Paris e das políticas controversas sobre questões israelo-palestinas.
Marianne Williamson (Democrata)
Conhecida como escritora e líder espiritual, Marianne Williamson segue em sua segunda pré-candidatura (a primeira em 2020) Democrata. Além disso, foi a primeira do partido a desafiar a indicação do atual presidente Joe Biden, apresentando sua campanha presidencial em fevereiro de 2023.
Robert Kennedy Junior (Independente)
O sobrinho de John Fitzgerald Kennedy (JFK) e filho de Robert Kennedy, ambos assassinados na década de 60, segue a tradição política da família em sua candidatura presidencial independente.
Em 2015, Robert Kennedy Junior pediu desculpas após relacionar o número de crianças identificadas com autismo à vacinação, comparando-os a “um Holocausto”.
Data das Eleições EUA 2024: quando acontecem
As eleições presidenciais acontecem nos Estados Unidos no dia 5 de novembro de 2024 e são precedidas pelas primárias ou ‘caucuses’ no início do ano, até o mês de junho.
As primárias buscam definir um pré-candidato para representar os partidos Democrata ou Republicano na corrida presidencial.
Eleições EUA 2024: Colégio Eleitoral
O Colégio Eleitoral, como destacam os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos, não é um lugar, mas um processo estabelecido na Constituição norte-americana para a escolha do presidente e vice-presidente.
Entenda como a votação funciona em três tópicos, de acordo com o portal do governo federal dos EUA.
- Depois de votar para presidente, seu voto vai para uma contagem estadual. Em 48 estados e em Washington, DC (capital dos EUA), o vencedor obtém todos os votos eleitorais desse estado. Maine e Nebraska atribuem seus eleitores usando um sistema proporcional.
- Um candidato precisa do voto de pelo menos 270 eleitores – mais de metade de todos os eleitores – para vencer as eleições presidenciais.
- Na maioria dos casos, o vencedor projetado é anunciado na noite da eleição, em novembro, após a votação. Mas a votação propriamente dita do Colégio Eleitoral ocorre em meados de dezembro, quando os eleitores se reúnem nos seus estados.