Conclave 2025 começa dia 7 de maio; saiba quanto tempo pode durar

Conclave 2025 começa dia 7 de maio; saiba quanto tempo pode durar

Durando horas ou meses, eleição do novo papa será iniciada após o luto de nove dias pela morte de Francisco

O conclave, cerimônia tradicional que ocorre há oito séculos em Roma, é o processo exclusivo para a escolha de um novo pontífice e terá início com a missa "Pro Eligendo Romano Pontífice", que significa "para a eleição do Pontífice Romano", na Basílica de São Pedro.

Após a morte do papa Francisco e o encerramento do período de luto oficial, o Vaticano anunciou que o conclave de 2025 começará no dia 7 de maio. A informação foi definida em reunião a portas fechadas do Colégio de Cardeais nesta segunda-feira, 28 de abril.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A decisão foi tomada durante a quinta congregação geral realizada desde o falecimento de Francisco. Cerca de 180 cardeais participaram da reunião, mas apenas 133 deles, com menos de 80 anos, têm direito a voto.

Sete brasileiros estarão entre os eleitores, incluindo o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler, e os arcebispos Sérgio Rocha, Odilo Scherer, Orani Tempesta, Leonardo Ulrich Steiner, João Braz de Aviz e Paulo Cezar Costa.

Quanto tempo pode durar o Conclave de 2025?

Embora o conclave esteja marcado para começar em 7 de maio, sua duração é imprevisível. Não existe prazo fixo para o término da escolha, embora o regulamento atual limite a duração regular a nove dias de votações.

Se não houver eleição nesse período, inicia-se a votação final entre os dois cardeais mais votados. Historicamente, os conclaves recentes foram breves.

O conclave de 2013, que elegeu o papa Francisco, durou menos de 27 horas. Já o de 2005, que escolheu Bento XVI, foi encerrado em cerca de 24 horas.

Papa recebe salário? ENTENDA remuneração de um sumo pontífice

O conclave mais curto da história

Por outro lado, registros históricos mostram processos muito mais longos. O conclave mais breve, em 1503, levou apenas horas para eleger o papa Júlio II. Era outubro daquele ano quando o Papa Pio III morreu.

No dia 1º de novembro do mesmo ano, após um conclave de dez horas de duração, Júlio II, nascido no nome Giuliano della Rovere, foi eleito papa.

O pontificado foi um marco da história moderna. Júlio II, efetivamente, fundou os Museus do Vaticano e a Guarda Suíça, iniciou a construção da Basílica de São Pedro e foi defensor das obras de Michelangelo e Rafael.

O conclave mais longo da história

Já o mais alongado, entre 1269 e 1271, durou impressionantes 33 meses até a eleição de Gregório X.

Com a morte do Papa Clemente IV, em novembro de 1268, os cardeais buscaram eleger um novo Pontífice. As divergências acarretaram num acordo que durou quase três anos.

Como funciona o Conclave?

O termo "conclave" vem do latim cum clave ("com chave"), e descreve o isolamento dos cardeais para garantir total sigilo nas votações. A cerimônia ocorre na Capela Sistina, que foi fechada ao público para os preparativos.

Durante o conclave, os cardeais fazem um juramento de segredo absoluto e permanecem em uma área restrita no Vaticano, conhecida como "zona de conclave".

Segundo as regras do Vaticano, cada dia pode incluir até quatro votações — duas pela manhã e duas à tarde. Se após três dias não houver consenso, uma pausa de 24 horas é concedida para oração e reflexão.

Caso nenhuma decisão seja alcançada após 34 votações, os dois cardeais mais votados passam a disputar um segundo turno, ainda exigindo uma maioria qualificada de dois terços.

Para um novo papa ser eleito, são necessários pelo menos 89 votos dos 133 cardeais eleitores.

Ao final de cada votação, as cédulas são queimadas: fumaça preta indica a ausência de decisão, enquanto a fumaça branca anuncia que "temos papa" (Habemus Papam).

Expectativas para a eleição do novo papa

Ainda não há um perfil definido para o novo pontífice, mas o cenário indica que os cardeais devem buscar um nome alinhado com a visão de Francisco — de abertura para a diversidade, atenção à pobreza e acolhimento dos excluídos. 

A expectativa mundial sobre o conclave também foi alimentada recentemente pelo lançamento do filme Conclave (2024), que retrata as intrigas e rituais desse momento decisivo para a Igreja Católica.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

igreja católica

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar