Apagão é registrado em países da Europa e da África; suspeita é de ciberataque

Apagão é registrado em países da Europa e da África; suspeita é de ciberataque

Portugal, Alemanha, Espanha, Andorra, França, Bélgica e Marrocos foram atingidos nesta segunda-feira, 28, por apagão. Corte de energia está sendo investigado por empresas europeias, mas a causa ainda não foi descoberta. Manuel Castro Almeida, ministro de Portugal, não descarta possibilidade de ataque cibernético

Apagão é registrado em Portugal, Alemanha, Espanha, Andorra, França, Bélgica e Marrocos nesta segunda-feira, 28, deixando milhões de pessoas sem eletricidade. 

LEIA MAIS | Moradores de Pacatuba relatam apagão por mais de 12h nesta quinta, 24

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Segundo as informações do portal francês Euronews, os relatos indicam problemas com a rede elétrica europeia. A causa ainda não foi divulgada.

 

A empresa que opera a rede na Espanha, Red Eléctrica, informou que começou a restaurar gradualmente o fornecimento de energia no norte e no sul do País. No entanto, o processo pode levar algum tempo por motivos técnicos. A Endesa e a Iberdrola, as duas maiores empresas de energia do território espanhol, estão investigando o incidente.

Os países da Península Ibérica disseram aos veículos de imprensa que a queda de energia foi nacional.

O Aeroporto Internacional de Barajas, em Madri, ficou sem eletricidade, e as telecomunicações também foram afetadas, com moradores dos dois países (Portugal e Espanha) relatando falta de acesso à rede móvel. Enquanto isso, outros aeroportos da região ficaram paralisados.

Inúmeros passageiros ficaram retidos nos sistemas de metrô das capitais espanhola e portuguesa, com trens presos nos túneis entre as estações.

O problema também afetou hospitais, incluindo o de La Paz, em Madri, e diversas unidades médicas em Portugal, com alguns sendo forçados a cancelar cirurgias.

O governo espanhol se reuniu para uma sessão de emergência no Palácio de Moncloa (sede central da Presidência do Governo de Espanha e a residência oficial do primeiro-ministro) e está monitorando a situação.

Foi pedido aos moradores que não liguem para o 112 (número de emergência europeu), a menos que seja uma verdadeira urgência para não sobrecarregar o sistema.

Um incêndio no sudoeste da França, na montanha Alarico, que danificou uma linha de alta tensão entre Perpignan e o leste de Narbonne, foi apontado como uma possível causa, informou a empresa nacional de eletricidade de Portugal, a REN.

Ministro de Portugal sugere ataque cibernético para apagão na Europa 

Manuel Castro Almeida, ministro Adjunto e da Coesão Territorial de Portugal, não descarta possibilidade de interferência por meio de ataque cibernético, segundo informações dos portais Público e Lusa.

Em entrevista à RTP 3, canal de televisão português, questionado sobre a possibilidade de se tratar de um ciberataque, o ministro respondeu que "há essa possibilidade, mas não está confirmada". Ele acredita que pelo corte ter acontecido em vários países existe a chance de invasão hacker

No entanto, não consta confirmação. 

O Governo lusitano criou um grupo de trabalho para acompanhar o apagão e aponta que o problema teria origem fora do território nacional. "Terá sido, aparentemente, um problema na rede de transporte, cuja razão ainda está a ser identificada, aparentemente, na Espanha", disse à Lusa o ministro da Presidência, António Leitão Amaro.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar