Após funeral do papa, veja programação dos 9 dias de orações para Francisco

Após funeral do papa, veja programação dos 9 dias de orações para Francisco

Período de orações eucarísticas é chamado de Novendiali. É iniciado após o sepultamento e dura até 4 de maio

O sepultamento do papa Francisco, neste sábado, 26, não representa o fim de homenagens ao sufrágio do pontífice. Nove dias de orações seguirão até o momento do Conclave, no qual será escolhido o novo representante máximo da Igreja Católica.

Este período de orações eucarísticas é chamado de Novendiali. Inicia-se logo após o enterro do papa e durará até o dia 4 de maio, em uma programação já determinada e divulgada pelo Colégio Cardinalício - de cardeais do Vaticano.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A missa inicial ocorre às 10h deste sábado, 26, no sagrado da Basílica de São Pedro. Trata-se da Missa Exequial. Nos dias seguintes, os cardeais se revezarão nas celebrações.

Confira a programação completa

2º dia: domingo, 27 de abril, às 10h30 (horário local), no adro da Basílica Vaticana: funcionários e os fiéis da Cidade do Vaticano. A concelebração será presidida pelo cardeal Pietro Parolin, ex-secretário de Estado do Vaticano.

3º dia: segunda-feira, 28 de abril, às 17h (horário local), na Basílica Vaticana: Igreja de Roma. A concelebração será presidida pelo cardeal Baldassare Reina, Vigário Geral de Sua Santidade para a Diocese de Roma.

4º dia: terça-feira, 29 de abril, às 17h (horário local), na Basílica Vaticana: Cabidos das Basílicas Papais. A concelebração será presidida pelo cardeal Mauro Gambetti, arcipreste da Basílica Papal de São Pedro no Vaticano.

5º dia: quarta-feira, 30 de abril, às 17h (horário local), na Basílica Vaticana: Capela Papal. A concelebração será presidida pelo Cardeal Leonardo Sandri, Vice-Decano do Colégio Cardinalício.

6º dia: quinta-feira, 1º de maio, às 17h (horário local), na Basílica Vaticana: Cúria Romana. A concelebração será presidida pelo cardeal Víctor Manuel Fernández*, ex-prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé.

7º dia: sexta-feira, 2 de maio, às 17h (horário local), na Basílica Vaticana: Igrejas Orientais. A concelebração será presidida pelo cardeal Claudio Gugerotti, ex-Prefeito do Dicastério para as Igrejas Orientais.

8º dia: sábado, 3 de maio, às 17h (horário local), na Basílica Vaticana: membros dos Institutos de Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica. A concelebração será presidida pelo cardeal Ángel Fernández Artime, ex-Pro-Prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

9º dia: domingo, 4 de maio, às 17h (horário local), na Basílica Vaticana: Capela Papal. A concelebração será presidida pelo cardeal Dominique Mamberti, Protodiácono do Colégio Cardinalício.

Com informações de Vaticano News

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar