Multidão acompanha funeral do papa Francisco com missa, cortejo e homenagens
Após três dias de velório, foi realizado neste sábado, 26, o funeral oficial do papa Francisco com a Missa de Exéquias e cortejo
08:12 | Abr. 26, 2025

Após três dias de velório aberto que reuniu fiéis de todo o mundo, o Vaticano realizou, na manhã deste sábado (26), o funeral oficial do papa Francisco. A cerimônia foi aberta com a Missa de Exéquias, primeiro passo do Novendiali – os tradicionais nove dias de luto e orações em honra ao pontífice falecido.
Uma multidão acompanhou a celebração na praça de São Pedro, no centro do Vaticano, em Roma.
A Missa de Exéquias acontece no átrio da Basílica de São Pedro, onde o caixão de madeira e zinco, selado na noite de sexta-feira (25), foi colocado diante do altar para que as últimas despedidas fossem feitas com a devida solenidade.
LEIA MAIS: O que causou a morte do papa Francisco? Veja a linha do tempo da saúde do pontífice
A cerimônia reuniu ao menos 250 cardeais, além de bispos, padres, irmãs e irmãos religiosos de diversas partes do mundo. Logo após, ao término da Missa de Exéquias, foram realizados os ritos da Última Commendatio e da Valedictio, despedidas solenes que marcam o encerramento das exéquias.
A homilia da missa foi conduzida pelo cardeal decano Giovanni Battista Re, que recordou o legado do pontífice argentino. "Francisco foi um papa do povo, de coração aberto a todos", afirmou o cardeal.
Em seu discurso, destacou ainda a dedicação incansável do papa aos mais necessitados e marginalizados. "Ele doou-se sem medida, especialmente aos últimos da terra", acrescentou.
Veja imagens da cerimônia:
Multidão de fieis e autoridades mundiais comparece ao funeral do Papa Francisco
Autoridades mundiais e centenas de milhares de fiéis se reuniram no Vaticano para dar seu último adeus ao papa Francisco. Muitos fiéis chegaram ainda na madrugada de hoje à Praça São Pedro, na tentativa de garantir um lugar na cerimônia.
O acesso ao local foi aberto pouco depois das 6h da manhã no horário local (1h em Brasília), e, com o passar das horas, a praça ficou tomada. Considerando ainda a Praça São Pedro, a Via della Consolazione e outras ruas próximas, o Vaticano estima que o público total presente foi em aproximadamente 250 mil pessoas.
Em comunicado, a Santa Sé destacou que essa "multidão diversificada representa a Igreja de Francisco, aquela que acolhe ‘todos, todos, todos’, como ele repetia incansavelmente".
Cortejo para a Basílica de Santa Maria Maior
Logo após a missa, o caixão foi levado para o interior da Basílica de São Pedro e, em seguida, transferido de carro para a Basílica de Santa Maria Maior, onde acontecerá, em cerimônia privada, o sepultamento do papa Francisco.
Durante o trajeto, que percorreu cerca de quatro quilômetros pelas ruas de Roma, milhares de fiéis puderam se despedir do pontífice ao longo do cortejo fúnebre.
LEIA MAIS: Cearense relembra sua conversa com papa Francisco durante JMJ 2013
A Santa Sé destacou ainda a simbologia do trajeto escolhido: trata-se do caminho que Francisco tantas vezes percorreu para rezar diante do ícone da Virgem Salus Populi Romani, seja antes ou depois de suas viagens apostólicas, seja em momentos de fragilidade, como após suas internações.
Novendiali: nove dias de oração e memória
A cerimônia de sepultamento será particular, restrita a poucos participantes. No entanto, a partir de domingo (27), o túmulo do papa Francisco já poderá ser visitado pelos fiéis. A lápide, simples e discreta, traz apenas a inscrição em latim "Franciscus", em linha com o estilo humilde que caracterizou todo o seu pontificado.
O luto oficial pelo papa Francisco seguirá com o Novendiali, uma série de missas celebradas diariamente em sua memória até o dia 4 de maio. As celebrações acontecerão sempre às 17h (horário local) na Basílica de São Pedro, com exceção da Missa da Divina Misericórdia, que será realizada neste domingo (27), às 10h30 (horário local), na Praça de São Pedro.