Profecia dos papas: o que diz sobre Francisco e outros pontífices
Papa Francisco morreu nesta segunda. Cada um dos lemas descreve, em ordem, os 112 últimos papas. Existem, no entanto, questionamentos quanto a veracidade
Uma suposta profecia, atribuída a São Malaquias, um bispo irlandês do século XII, sugere que o papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira, 21, seria o último líder da Igreja Católica.
Composta por 112 lemas escritos em latim, a profecia não é uma previsão de fim do mundo, mas de que o último líder do Vaticano governaria em tempos de "desolação do mundo" e que Roma seria destruída.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Cada um dos lemas descreve, em ordem, os 112 últimos papas. Existem, no entanto, questionamentos quanto a veracidade do texto.
São Malaquias, suposto autor da "profecia dos papas", foi ordenado padre em 1119 e nomeado arcebispo de Armagh, na Irlanda do Norte, em 1132. A profecia, contudo, foi descoberta em apenas 1590. Há quem acredite que foi escrita nessa época e falsamente datada de 1139.
Profecia dos papas: confira o que diz os lemas sobre Francisco e outros pontífices
Papa Pio VII — de 1800 a 1823
- Aquila Rapax, que significa "Águia de rapina";
- A explicação para a associação do lema a esse líder é baseada no fato de ele ter vivido durante o período de domínio militar de Napoleão Bonaparte, cujo emblema era uma águia imperial.
Papa Pio IX — de 1846 a 1878
- Crux de Cruce, que significa "Cruz da cruz";
- As cruzes representariam as dificuldades que ele teve que enfrentar. Seu papado foi impactado pela Revolução Italiana (1848-1859), e ele morreu enclausurado no Vaticano.
Papa Leão XII — de 1878 a 1903
- Lumen in Coeluo, que significa "Luz no céu";
- Apesar de sua postura rigorosa como papa, também nutria grande apreço pelas ciências e pelas artes. Por sua visão avançada, foi considerado um verdadeiro iluminado.
Papa Pio X — de 1903 a 1914
- Ignis Ardens Funatus de Littore Veniet, que significa "Estrela ardente";
- O escudo desse papa tinha uma estrela (“Ignis Ardens”) e ele mesmo no mar de Veneza (“de Littore Veniet”).
Papa João Paulo I —1978
- De Medietate Lunae, que significa "Pelo período de uma Lua";
- O pontífice italiano faleceu, possivelmente devido a um ataque cardíaco, 33 dias após assumir o papado, um período equivalente a um ciclo lunar.
Papa João Paulo II — de 1978 a 2005
- De Labore Solis Optimo, que significa "Pelo excelente trabalho do Sol";
Pode-se destacar o incansável empenho de João Paulo II, o papa que mais viajou pelo mundo. Outro fato marcante é que ele nasceu e faleceu em dias de eclipse solar.
Papa Bento XVI — de 2005 a 2013
- Gloria Olivae, que significa "Glória da oliveira";
- Ele era membro da Ordem de São Bento, que tem como símbolo uma oliveira. Além disso, foi o primeiro papa a pertencer à Ordem dos Olivetanos, também conhecidos como beneditinos.
Papa Francisco — de 2013
- Petrus II, que significa "Pedro II";
- A profecia errou ao apontar que o sucessor de Bento XVI tomaria o nome de Pedro II. O restante do texto versa, em tradução livre: “Na suprema desolação do mundo, reinará Pedro, o Romano, o último papa do Deus verdadeiro!”; além de afirmar que esse papa “alimentará seu rebanho entre muitas turbulências, e então a cidade das sete colinas será destruída e o formidável juiz julgará o seu povo”. A cidade seria Roma, onde fica o Vaticano.