Aposentos do papa Francisco são selados após sua morte

Aposentos do papa Francisco são selados após sua morte

Santa Sé publicou vídeo mostrando o momento em que selos são colocados; corpo do pontífice já foi colocado no caixão

Os aposentos do papa Francisco no Palácio Apostólico e na Casa Santa Marta foram selados horas depois da sua morte, nesta segunda-feira, 21.

Conforme o Vaticano, corpo do pontífice já foi colocado no caixão e uma "eventual data para o funeral" pode ser decidida nesta terça-feira, 22, durante congregação.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Um vídeo foi publicado pela Santa Sé mostrando o momento em que cada um dos apartamentos recebe um selo vermelho na porta. De forma simbólica, gesto busca "vedar" os cômodos. 

Ação faz parte do "rito de constatação da morte e a deposição do corpo no caixão", que ocorreu nesta noite, na capela do andar térreo da Casa Santa Marta.

No local houve a leitura do atestado de óbito do jesuíta. Ato foi validado pelo cardeal Farrell, que passa a desempenhar interinamente as funções de representante máximo da Igreja Católica.

"A partir desta noite, os colaboradores têm acesso para uma última saudação ao Pontífice. Na manhã de amanhã será realizada a primeira Congregação Geral dos cardeais, durante a qual poderá ser definida uma eventual data para o funeral", destaca Vaticano em nota. 

Papa morreu após sofrer AVC

O relatório de óbito do papa mostra que ele veio a falecer após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), também conhecido como derrame, que o deixou em coma.

Líder religioso tinha 88 anos e estava com a saúde debilitada em decorrência da luta contra uma infecção que resultou em um quadro respiratório grave. Pontífice chegou a ficar 38 dias internado e havia recebido alta no dia 23 de março recente.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar