Cientistas criam chiclete com proteína de feijão que protege contra gripe e herpes
Estudo feito por pesquisadores dos EUA e da Finlândia comprovou que a goma de mascar reduziu em 95% a carga viral na boca, protegendo de gripe e de herpes
Pesquisadores da Escola de Medicina Dentária da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos (EUA), criaram um chiclete antiviral que protege das doenças herpes e gripe. O estudo comprovou que a goma de mascar, feita com proteína de feijão, reduziu em 95% a carga viral na boca.
Leia também: Estudo avalia a saúde cardiovascular dos tamanduás-bandeiras no País
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A pesquisa, publicada na revista científica Molecular Therapy, foi realizada em colaboração com cientistas finlandeses. Na ocasião, eles utilizaram o cutelinho (conhecido também como feijão-pedra) que contêm uma proteína antiviral de captura chamada FRIL.
Os testes comprovaram com sucesso que a liberação da substância em locais de infecção viral é capaz de neutralizar herpes dos tipos HSV-1 e HSV-2 e cepas H1N1 e H3N2, de influenza A.
De acordo com o estudo, somente 40 miligramas do chiclete foram suficientes para reduzir a carga viral em mais de 95%. Com o resultado positivo, cientistas planejam agora desenvolver pesquisas para usar o pó de feijão no combate a gripe aviária, cujos casos têm deixado a América do Norte em alerta.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente