OpenAI barra recriações de imagens no estilo Ghibli no ChatGPT

OpenAI barra recriações de imagens no estilo Ghibli no ChatGPT

Usuários da nova ferramenta do ChatGPT foram proibidos de tentarem recriar imagens no estilo do estúdio japonês. Fundador do Ghibli, Hayao Miyazaki é crítico da inteligência artificial

Você já chegou a ver uma foto de animação criada pela inteligência artificial? Nesta semana, viralizou nas redes sociais imagens fofas de gatos, pessoais, com família e até memes recriadas no estilo dos filmes do Studio Ghibli, fundado pelo ganhador de dois Oscar's Hayao Miyazaki, considerado um dos maiores nomes da cena de animação mundial. 

O acontecimento, que gerou até trend no TikTok e revolta por parte dos fãs da arte de Hayao, deu início após uma atualização da ferramenta intitulada GPT-4o, que possibilita a criação de imagens a partir de descrições de texto.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Através do aplicativo, as pessoas tentavam criar ilustrações parecidas com as do Studio Ghibli, onde os cenários detalhados, personagens expressivos e um marcante estilo de desenho feito à mão são vivos.

Não durou muito tempo para que esta ação fosse barrada, afetando o público que consumia a opção. Logo no dia seguinte, muitas das pessoas que utilizam a ferramenta passaram a receber mensagens de bloqueio quando iam tentar gerar novas imagens nesse estilo.

Abertamente crítico da inteligência artificial, em 2016 Hayao se pronunciou após ver uma arte feita por IA, dizendo: "sinto fortemente que isso é um insulto à própria vida".

OpenAI afirma reaver regras do aplicativo

De acordo com a OpenAI, eles desenvolveram um sistema que passasse a impedir pedidos que recriem os estilos de artistas ainda vivos.

A empresa afirma estar adotando uma "abordagem conservadora", visando evitar problemas com direitos autorais, mas deixa claro que os usuários ainda podem criar imagens baseadas em estilos de estúdios ou movimentos artísticos mais extensos.

Organizações como a OpenAI, que utiliza de grandes volumes de imagens da internet para educar seus sistemas a "entenderem" estilos artísticos, levantam questões legais e éticas, além de gerarem um debate entre o público sobre os limites entre criatividade, direitos autorais e a inteligência artificial, que já vem sendo contestada há tempos.

Segurança e Inteligência Artificial | O POVO Tecnologia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar