Cachorra sumida há 1 ano na Austrália é vista; operação de resgate é iniciada

Valerie, como se chama o bicho, sobrevive na natureza há mais de um ano, por isso, se tornou arisca. Serviço de resgate iniciou operação em busca dela

17:18 | Mar. 29, 2025

Por: Mateus Brisa
Serviço de resgate tem recebido relatos regulares de uma Dachshund de coleira rosa, a mesma que Valerie utilizava, a 15 km da praia onde ela desapareceu (foto: Reprodução/Kengala Wildlife Rescue)

Perdida de seus tutores desde 2023, uma cachorra miniatura da raça Dachshund foi vista neste mês de março por moradores da ilha Kangaroo, na Austrália do Sul. O animal foi perdido durante uma viagem de férias.

Valerie, como se chama o bicho, sobrevive na natureza há mais de um ano, por isso, se tornou arisca, segundo informações do G1 Mundo. O Kangala Wildlife Rescue, serviço australiano de resgate de animais, afirmou que a cachorra foge do resgate ao primeiro sinal de humanos ou veículos.

“Apesar dos melhores esforços dos dedicados voluntários do Kangala, Valerie tem sido impossível de capturar. Este é um cachorro pequeno em uma área enorme, e precisaremos da ajuda do público para relatar qualquer avistamento, além de muita sorte”, explicou a organização.

Cadela foge após acidente e retorna sozinha a antigo lar em Fortaleza; VEJA

Segundo o Kangala Wildlife Rescue, são utilizados vigilância e métodos de atração e captura da cachorra na área onde ela foi vista pela última vez.

“Com base em relatos de primeira mão e evidências em vídeo, agora sabemos que Valerie está viva”, informou o serviço de resgate.

Em publicação no Instagram nessa quinta, 27, o Kangala Wildlife Rescue publicou imagens de câmeras de segurança em que é possível ver Valerie.

“Que visão incrível ver Valerie aparecendo em uma de nossas câmeras de resgate durante a noite em nossa área de busca”, escreveu o órgão. Mais de 12 mil usuários visualizaram a publicação até o fechamento desta matéria.

Como Valerie se separou de seus tutores?

Em novembro de 2023, Josh e Georgia, tutores de Valerie, partiram de Nova Gales do Sul, onde residem, para uma viagem de férias na ilha Kangaroo. Após três dias acampando na ilha, o casal estava numa praia da região quando a cachorra conseguiu escapar e fugiu para uma região de mata.

Josh e Georgia mantinham a cachorra em um cercadinho, para evitar fugas. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, o casal procurou por Valerie por cinco dias, com ajuda de moradores da região. Não tendo encontrado a cachorra, os dois desistiram e retornaram para casa.

Mais de um ano depois, o serviço de resgate tem recebido relatos regulares, conforme o G1 Mundo, de uma  de coleira rosa, a mesma que Valerie utilizava, a 15 quilômetros (km) da praia onde desapareceu.