Presidente do Panamá quer megaporto que complemente negócios do canal

Presidente do Panamá quer megaporto que complemente negócios do canal

O presidente do Panamá, José Raúl Mulino, disse, nesta quinta-feira (20), que quer construir um megaporto no Pacífico que complemente os negócios do canal, e minimizou uma versão da imprensa sobre as opções militares dos Estados Unidos para recuperar a via marítima. 

As ameaças do presidente Donald Trump de recuperar o canal, inclusive pela força, causaram tensão nos laços bilaterais. Na semana passada, a notícia da NBC News de que a Casa Branca havia "ordenado as Forças Armadas dos Estados Unidos a elaborarem opções" com esse propósito se somou a isso. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Mulino minimizou essa versão e disse que, para complementar o lucrativo negócio do canal que move 5% do comércio marítimo mundial, quer construir uma "megainstalação portuária". 

"O que se move a nível global é o Pacífico. Aqui nós estamos jogando um pouco [...]. O que queremos é justamente avançar para uma instalação portuária, uma megainstalação portuária, que nos permita ser um importante jogador nesse segmento" de negócios, explicou Mulino em coletiva de imprensa. 

"Já temos o negócio, ou seja, os barcos que vêm para o canal e que transitam pelo canal podem ser, penso eu, importantes motores dessa carga que será movida no Pacífico", acrescentou. 

O mandatário disse que conversou sobre esse tema com dirigentes de grandes empresas portuárias internacionais, que "mostraram interesse" por portos no Panamá. 

"Se qualquer operador portuário desse nível chegar a ter esse porto no Panamá, fecha o círculo e nós estamos jogando em outro campeonato", disse. 

fj/mr/dd/aa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eua diplomacia panamá transporte comercio

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar