Como está a saúde do Papa Francisco hoje, 9? Saiba últimas notícias

Como está a saúde do Papa Francisco hoje, 9? Saiba últimas notícias

Conforme o Vaticano, a situação de saúde do sumo pontífice parece estável; "gradual melhora" foi informada no sábado, e "noite tranquila" registrada no domingo

O Vaticano informou que o papa Francisco teve mais uma noite tranquila no hospital Gemelli, em Roma, neste domingo, 9. Na manhã do sábado, 8, o padre retomou o "tratamento e a fisioterapia" e foi informada uma melhora gradual do quadro clínico.

Boletins anteriores informam que a saúde de Francisco permanece estável. A última complicação foi um episódio de insuficiência respiratória no domingo passado, 2.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O líder da Igreja Católica já completou três semanas internado. A situação começou no dia 14 de fevereiro e, desde então, nenhuma aparição pública foi registrada.

Desde então, a Sala de Imprensa da Santa Sé tem lançado comunicados sobre a estado do sumo pontífice, a pedido do próprio. Geralmente, são notas curtas, mas uma condição de melhora foi divulgada no sábado.

"As condições clínicas do Santo Padre permaneceram estáveis nos últimos dias e, consequentemente, demonstram uma boa resposta à terapia. Há, portanto, uma melhoria gradual e ligeira"

O prognóstico A estimativa de como uma doença evolui em cada paciente sobre o padre segue reservado. O termo médico é utilizado para casos complexos nos quais não há como prever, no momento específico, as chances de recuperação do paciente.

A situação é compreensível por conta da idade avançada do jesuíta argentino (88), bem como por seu histórico de saúde em relação a doenças respiratórias.

Com voz cansada, papa Francisco divulga mensagem aos fieis; VEJA

Papa Francisco está internado há três semanas

Este já é o 23º dia de internação do primeiro papa latino americano, que trata uma pneumonia bilateral. Com a hospitalização, Francisco não pôde celebrar a missa da Quarta-feira de Cinzas, no dia 5 de março.

O Vaticano informa que o tratamento de Francisco dá continuidade com fisioterapia motora e alternando entre ventilação mecânica à noite e oxigenação de alto fluxo durante o dia, com o uso de cânulas nasais.

Papa Francisco envia mensagem de voz a fiéis

Na noite da quinta-feira, 6, o Vaticano divulgou uma mensagem de áudio pela primeira vez, na qual o papa agradece pelas orações por sua saúde. A língua falada foi o espanhol e a voz do padre parecia cansada nos 27 segundos da mídia.

“Agradeço de todo o coração pelas suas orações pela minha saúde desde a praça, acompanho vocês daqui. Que Deus os abençoe e que a Virgem os cuide. Obrigado”, disse Jorge Bergoglio na mensagem que, segundo o Vaticano, foi gravada na própria quinta-feira.

O áudio foi divulgado para centenas de fiéis reunidos na praça de São Pedro no início da oração do Rosário pela saúde do papa.

Saúde do papa Francisco: o que aconteceu?

O sumo pontífice recebeu o diagnóstico de “infecção polimicrobiana” no trato respiratório. A condição ocorre quando vários tipos de microrganismos, como bactérias, vírus ou fungos, infectam o corpo simultaneamente, o que demandou uma mudança em seu tratamento.

No caso do papa Francisco, a infecção afetou uma região vulnerável para ele, devido a problemas de saúde anteriores. Uma tomografia torácica à qual o santo padre foi submetido dias após a internação mostrou o aparecimento da pneumonia.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar