Idosa de 100 anos escreve diário desde 1936 e já tem mais de 32 mil registros

Idosa de 100 anos escreve diário desde 1936 e já tem mais de 32 mil registros

Todas as noites, a senhora de 100 anos de idade mantém o hábito de escrever no diário desde aquele 1º de janeiro de 1936, quando foi presenteada pelo pai; conheça

Pouco antes de completar 11 anos, Evie Riski foi presenteada pelo pai com algo que mudaria sua rotina pelo resto da vida: um diário. Ao presenteá-la, ele esperava que a filha desse início a tradição de registrar os eventos cotidianos vividos por ela. Desde então, passaram-se 90 anos, e Riski já acumula mais de 32 mil registros diários.

Todas as noites, a senhora de 100 anos de idade mantém o hábito de escrever no diário desde aquele 1º de janeiro de 1936, quando foi presenteada pelo pai.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Idosa tem o hábito de escrever em diário há 90 anos

Antes de dormir no apartamento em que vive no estado da Dakota do Norte, nos Estados Unidos, Riski sempre abre o diário e relata nas páginas um pouco do que ocorreu ao longo do dia.

O hábito da centenária fez com que ela não tenha deixado de fazer o registro de nem um dia sequer desde a primeira vez em que começou a escrever no diário, em 1936.

É claro que 90 anos de relatos cotidianos não caberiam em um único exemplar. Riski mantém, guardados em um baú, dezenas de diários, nos quais há registros que vão desde atividades da fazenda e romances escolares no começo de sua vida até o nascimento dos três filhos e o falecimento do marido em 2010.

O diário acompanha a idosa por todo lugar

“E toda noite, quando termino de escrever, sempre olho para trás um ano para ver o que eu estava fazendo no ano anterior”, afirmou a senhora em entrevista ao jornal estadunidense The Washington Post.

O diário a acompanha aonde quer que ela vá, inclusive quando viaja. A exceção é quando Riski é submetida a internações hospitalares. No passado, quando deu à luz os filhos também se afastou um pouco do diário, ainda assim não deixou de escrever no caderno um dia sequer.

Caso esteja longe do diário, a idosa escreve os relatos em qualquer papel como rascunho e, ao chegar em casa, transcreve tudo para o diário. “Realmente, não havia desculpa para eu não escrever nele”, disse a centenária.

Inspiração para a família e conhecidos

Em 1936, Evie Riski foi presenteada pelo pai com um diário aos 11 anos de idade e, desde então, ela tem escrito nele diariamente
Em 1936, Evie Riski foi presenteada pelo pai com um diário aos 11 anos de idade e, desde então, ela tem escrito nele diariamente Crédito: Reprodução/The Washington Post

Para a família de Riski, a persistência na dedicação da senhora em escrever diariamente sobre eventos da própria vida ao longo das décadas é algo surpreendente.

“Todas as noites, quando eu era criança, ela se sentava à mesa da cozinha, não importava o que acontecesse, e escrevia naquele diário”, relatou ao jornal estadunidense a filha de Riski, Michelle Locken, de 59 anos.

Para ela, a mãe serviu de inspiração para que a filha também começasse o próprio diário, prática que segue há duas décadas. “Ela me comprou um diário quando eu tinha 10 anos, mas eu estava mais interessada em andar de bicicleta e correr com meu cachorro”, disse Locken. Somente aos 30 anos ela decidiu retomar o hábito.

"Não importa onde você esteja na vida, é divertido escrever o que você está fazendo para que você possa olhar para trás."

Evie Riski

Longe de serem apenas um monte de escritos no papel, os relatos diários de Riski têm uma inegável importância documental e já até auxiliaram na resolução de discussões familiares, além de, segundo Locken, a centenária ter uma ótima memória.

Evie Riski tem residido no centro de vida independente Good Samaritan Society de Lakota. Além da família, a idosa serve de exemplo e inspiração para os outros moradores do local.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar