Descoberta de bomba da II Guerra Mundial paralisa maior estação de trens de Paris

Descoberta de bomba da II Guerra Mundial paralisa maior estação de trens de Paris

O tráfego ferroviário foi interrompido nesta sexta-feira (7) na 'Gare du Nord' de Paris, a estação ferroviária mais movimentada da França, após a descoberta de uma bomba da Segunda Guerra Mundial na periferia da capital.

Nenhum trem de alta velocidade, nem Eurostar ou qualquer outro tipo, circula nesta movimentada estação do centro de Paris. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A 'Gare du Nord' é uma das estações mais movimentadas da Europa, com mais de 226 milhões de passageiros em 2023, e a mais movimentada do país, com quase 700.000 passageiros diários, segundo a empresa SNCF.

O Eurostar, que faz conexão com Londres, Bélgica, Alemanha e Holanda, foi desviado para iniciar a viagem em Marne-la-Vallée, ao leste de Paris.

Vários trens com destino a Lille, Dunkerque e Valenciennes, no norte da França, foram desviados para a estação de Lyon, no sul da capital.

O tráfego "será retomado apenas depois das operações de retirada de minas que estão sendo organizadas pelos serviços especializados da polícia de Paris", afirmou a companhia ferroviária.

O artefato "que não explodiu" foi encontrado na madrugada de sexta-feira durante obras de manutenção a 2,5 quilômetros da 'Estação do Norte' "no meio dos trilhos", segundo a SNCF.

O dispositivo foi identificado como um "obus da Segunda Guerra Mundial" que, segundo uma fonte que acompanha a operação, pesava "500 quilos". 

- "Nenhum temor" -

O ministro dos Transportes, Philippe Tabarot, advertiu que o tráfego ferroviário será "muito perturbado durante todo o dia" e que, talvez, possa ser retomado "parcialmente" a partir das 16h00 (12h00 de Brasília). 

"Não há nenhum temor em termos de segurança, mas há um procedimento e somos obrigados a cumpri-lo durante as operações de retirada de minas", explicou.

Tabarot e a empresa ferroviária pediram que a população "adie suas viagens". 

A decisão de interromper o tráfego foi tomada "a pedido do comando da polícia de Paris" após a descoberta do artefato

A bomba, que foi encontrada 200 metros ao norte do cinturão periférico, não exigiu a retirada de nenhum morador de Saint-Denis porque o artefato estava "bastante longe" das zonas residenciais, informou a prefeitura da localidade.

Esta não é a primeira vez que a descoberta de uma bomba da Segunda Guerra Mundial paralisa o tráfego ferroviário em Paris. Em 2019, um projétil encontrado ao noroeste da cidade interrompeu a circulação de trens entre a estação de Saint-Lazare e a periferia oeste da capital.

hrc/jbo/pta/jvb/es/fp/aa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

frança história transporte

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar