'A Hungria está isolada', afirma presidente do Conselho Europeu

'A Hungria está isolada', afirma presidente do Conselho Europeu

"A Hungria está isolada", declarou nesta quinta-feira, 6, António Costa, presidente do Conselho Europeu, após o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, bloquear a aprovação de conclusões conjuntas em apoio à Ucrânia, forçando os líderes a seguir em frente com um extrato anexado, endossado por 26 Estados.

O texto final fala sobre "paz por meio da força", assistência militar e garantias de segurança para Kiev, todas as quais Orbán se opôs. Antes da cúpula, o primeiro-ministro húngaro sinalizou publicamente sua intenção de vetar a linguagem proposta, argumentando que ela era contrária à iniciativa de negociação do presidente dos EUA, Donald Trump, a quem Orbán se alinhou firmemente.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"26 países não tinham motivos para emitir essa declaração. Se eles decidirem continuar a guerra, todos os nossos fundos restantes serão gastos nisso", disse Orbán, acrescentando que os exércitos europeus "são muito fracos" e não têm as armas necessárias para continuar apoiando a Ucrânia.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

EUROPA  CÚPULA UCRÂNIA APOIO HUNGRIA VETO ISOLAMENTO

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar