Com papa internado, camerlengo governa Vaticano; conheça Kevin Joseph Farrell

Com papa internado, camerlengo governa Vaticano; conheça Kevin Joseph Farrell

Historicamente, o camerlengo é responsável por gerir os assuntos cotidianos e financeiros do Vaticano; Entenda mais sobre a função e conheça Kevin Farrell

Diante da internação do papa Francisco, iniciada em 14 de fevereiro devido a uma infecção polimicrobiana bilateral nos pulmões, surgiu o questionamento: quem é o responsável por comandar a Igreja Católica na ausência do sumo pontífice?

Atualmente, o cargo de camerlengo é ocupado pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, nomeado por Francisco em 2019.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Ele tem a responsabilidade de assumir a administração da Igreja e do Vaticano caso o santo padre fique incapacitado de exercer suas funções. Entenda mais sobre a função e conheça quem a ocupa atualmente.

O que é ser camerlengo?

A palavra camerlengo vem do latim medieval camarlingus, que, em tradução livre, significa “funcionário da câmara do soberano” — algo equivalente a um camareiro dos governantes medievais.

O camerlengo e seu respectivo vice (que assume as funções caso ele esteja impossibilitado) são nomeados pelo próprio sumo pontífice. O cardeal na função é responsável pelas decisões na ausência do líder religioso.

Quando o camerlengo governa o Vaticano?

O responsável pelo cargo precisa assumir o Vaticano diante de três situações:

  • durante viagens papais,
  • em internações dos papas, e
  • em caso de morte ou abdicação de um pontífice, regendo no período que é chamado de Sé Vacante.

Esse tempo, também conhecido como Sede Vacante (do latim sedes vacans, trono vazio), no direito canônico da Igreja Católica Romana, corresponde ao período em que a Sé episcopal de uma igreja particular está sem ocupante.

LEIA TAMBÉM | Arquidiocese de Fortaleza atende a pedido da CNBB e se une a oração pelo Papa Francisco

Quais as funções de um camerlengo?

Historicamente, o camerlengo é responsável por gerir os assuntos cotidianos e financeiros do Vaticano em um período de ausência do pontífice. Ele tem funções administrativas.

Além das responsabilidades na ausência do papa, o camerlengo cuida de assuntos como a organização do funeral do pontífice e a condução do conclave para a escolha de um sucessor, em caso de morte ou abdicação.

Remoção do Anel do Pescador

Ademais, é responsabilidade do camerlengo a determinação formal da morte do papa e a remoção do "anel do pescador" (símbolo oficial do papa) do seu dedo. Ele o corta com uma tesoura na presença dos demais cardeais e destrói o selo do atual papa com um martelo de prata.

Conclave: quais bispos brasileiros podem votar para a escolha de um papa? VEJA

Quem é o atual camerlengo? Saiba tudo sobre Kevin Farrell

Nascido em Dublin, na Irlanda, no dia 2 de setembro de 1947, Kevin Joseph Farrell estudou na Universidade de Salamanca, na Espanha, e na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

O camerlengo também tem formação em filosofia e teologia pela Universidade de São Tomás, na capital italiana. Após construir uma trajetória acadêmica, ele passou a assumir papéis de destaque dentro da Igreja Católica.

Kevin Farrel já visitou comunidade Católica Shalom no Ceará em 2023; RELEMBRE

Trajetória na Igreja Católica

Kevin Farrell entrou para a Congregação dos Legionários de Cristo em 1966 e foi ordenado sacerdote em 1978, no Vaticano, pelo cardeal Eduardo Francisco Pironio.

Aos 71 anos de idade, o religioso foi designado ao cargo de Camerlengo da Santa Igreja Romana, substituindo o francês Jean-Louis Tauran, que morreu em 2018. 

Em 1º de junho de 2022, foi nomeado por Francisco como membro da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos.

Atual vice-camerlengo é brasileiro

Caso o camerlengo não consiga executar suas funções, o vice-camerlengo é quem ficará com as responsabilidades. Desde 2020 o arcebispo brasileiro Ilson de Jesus Montanari, de 64 anos, ocupa este posto.

Ele estudou Direito, Economia e Filosofia em Ribeirão Preto e cursou Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma. Em 2022, o papa Francisco também o nomeou como membro da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar