Filho doa rim e salva a vida do pai em tratamento de câncer pela segunda vez
Pai e filho estão se recuperando bem após a cirurgia e esperam retomar suas atividades em breve. Filho já foi doador duas vezes para o pai; entenda
Um filho não pensou duas vezes antes de ajudar a salvar a vida do pai, pela segunda vez em dez anos. Joshua Andrew, de 23 anos, doou um rim a David Andrew, de 57 anos, que passa por tratamento de quimioterapia e necessitava do órgão após desenvolver uma doença renal crônica.
A operação, feita em janeiro, foi realizada no Royal Free Hospital, no bairro de Hampstead, em Londres, e o caso ganhou repercussão no começo de fevereiro com a divulgação em jornais locais, posteriormente ganhando o mundo.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A doação do rim somente foi possível porque Joshua e David tem sistemas imunológicos compatíveis. Eles descobriram isso anos antes quando o pai, morador de Southgate, em Londres, precisou de um transplante de medula óssea e recebeu a doação do filho, bem antes de desenvolver a doença renal.
Pai que recebeu doação de órgão de filho foi diagnosticado com linfoma não Hodgkin (LNH)
Há dez anos, David foi diagnosticado com linfoma não Hodgkin (LNH), um tipo de câncer que afeta o sistema linfático e se espalha de maneira desordenada.

Joshua estava viajando para a Austrália quando recebeu a notícia de que a função renal do pai estava comprometida. Foi então que ele se ofereceu mais uma vez para ajudar David. Após retornar a Londres em janeiro, a operação foi realizada com sucesso.
“O principal era que eu sabia que queria ajudar meu pai. A equipe de enfermagem e cirurgia do Royal Free Hospital conversou sobre cada aspecto do que estava prestes a acontecer", contou em entrevista à BBC.
Antes de cirurgia em que filho doou órgão, pai quebrou o pescoço em acidente de bicicleta
A história, que já contava com uma verdadeira montanha-russa de emoções, teve ainda um outro capítulo de tirar o fôlego: David quebrou o pescoço no ano passado enquanto andava de bicicleta.
Isso fez com que ele precisasse passar por uma cirurgia de emergência e reabilitação antes da operação de transplante do rim doado pelo seu próprio filho.
Ainda com dificuldade para se locomover e tendo que se ajustar, ele conseguiu recuperar parte da mobilidade.
Filho que salvou a vida do pai duas vezes destaca apoio e ajuda da mãe
“Teria sido impossível fazer isso sem ela", disse Joshua ao destacar o papel importante que sua mãe, Lois, teve. Para ele, o apoio foi essencial durante a preparação para a doação e em todas as demais necessidades envolvendo os tratamentos.
"Minha mãe sabia de todas as consultas às quais precisávamos comparecer, de todos os exames de sangue e check-ups, ao mesmo tempo em que nos apoiava e garantia que estivéssemos o mais preparados possível para a doação"
Joshua
A mãe disse que se sentia "muito orgulhosa" da atitude do filho e da coragem do marido.
"É realmente difícil colocar em palavras. David, por sempre aceitar o que lhe foi imposto e seguir com qualquer tratamento necessário para lhe dar a melhor chance”, disse. “Josh, por simplesmente dizer 'bem, por que eu não faria isso pelo meu pai?'”, finaliza.
Pai e filho se recuperam após cirurgia para a tratamento de câncer
Pai e filho estão se recuperando bem após a cirurgia e esperam retomar suas atividades em breve. David disse que uma forma de "retribuir" à vida é se envolver em trabalhos de caridade.
“Se minha recuperação for bem, eu realmente quero retribuir aos outros por meio de caridade e possivelmente falar com as pessoas sobre minha história”, disse.
"Tentei permanecer positivo durante tudo e espero poder ajudar outras pessoas em situações semelhantes"
David