Acordo entre Israel e Hamas sobre cessar-fogo e reféns em Gaza é fechado, anuncia premier do Catar

Al Thani confirmou que 33 reféns israelenses serão libertados durante a primeira fase da trégua em Gaza, que terá duração de 42 dias e começará no domingo

16:22 | Jan. 15, 2025

Por: AFP
Foto tirada do lado israelense da fronteira com a Faixa de Gaza mostra colunas de fumaça subindo de explosões acima de prédios destruídos no norte da Faixa de Gaza em 13 de janeiro de 2025 (foto: Menahem KAHANA / AFP)

"Um acordo foi concluído" entre Israel e o Hamas "para um cessar-fogo" em Gaza e uma "troca de reféns e prisioneiros", anunciou nesta quarta-feira, 15, o primeiro-ministro do Catar, Mohammed bin Abdulrahman al Thani.

"O acordo entrará em vigor no domingo, 19 de janeiro. A primeira fase do acordo terá duração de 42 dias e incluirá um cessar-fogo e a retirada das forças israelenses para o leste, longe das áreas povoadas", afirmou o premiê em entrevista coletiva realizada em Doha, capital do Catar, um dos países mediadores.

Al Thani confirmou que 33 reféns israelenses serão libertados durante a primeira fase da trégua em Gaza, que terá duração de 42 dias e começará no domingo.

"O Hamas libertará 33 cativos israelenses, incluindo mulheres civis [...], crianças, pessoas idosas, civis doentes e feridos, em troca de vários prisioneiros palestinos detidos em prisões israelenses. Os detalhes sobre as fases dois e três serão definidos durante a implementação da primeira fase", explicou.