Avião explode na Coreia do Sul: passageiro avisou conhecidos sobre colisão com pássaros
Choque com aves também foi detectado por uma torres de controle do aeroporto de Muan seis minutos antes do acidente; entre 181 pessoas a bordo, apenas duas sobreviveramUm passageiro do Boeing 737-800, que explodiu durante a manhã deste domingo, 29, (sábado à noite no horário de Brasília), avisou a um conhecido que o avião teria colidido com pássaros durante o pouso. A informação foi publicada pela agência de notícias local News1, que também confirmou a morte de 179 pessoas entre as 181 que estavam a bordo da aeronave.
Conforme a mensagem divulgada, o passageiro alerta que havia pássaros presos à asa do avião e que a aeronave não conseguiria concluir o pouso. Em determinado momento da conversa ele chega a questionar "Devo apenas fazer um testamento?"
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Os passageiros do avião não foram os únicos a perceberem o choque com os animais. uma torre de controle do aeroporto teria alertado sobre uma colisão com pássaros seis minutos antes da explosão. No minuto seguinte, o piloto da aeronave emitiu um sinal de "Mayday", utilizado para situações críticas na avião.
As autoridades ainda não concluíram de forma oficial a investigação sobre a causa do acidente. Entretanto, informações preliminares indicam que a tragédia pode ter sido causada por uma falha no trem de pouso da aeronave, que não funcionou durante a aterrissagem.
Informações preliminares apontam que o choque com os pássaros teria interrompido o acionamento do trem de pouso, fazendo com que o avião derrapasse na pista até colidir com um muro de concreto.
Apenas duas pessoas sobreviveram ao acidente
Ao todo, 179 mortes foram confirmadas pelas autoridades coreanas vítimas do acidente. Duas pessoas foram resgatadas com vida e encaminhadas para hospitais da região de Makpo. Sem ferimentos letais, ambos foram encaminhados para unidades de saúde na capital, Seul.
Duas pessoas seguiram desaparecidas nos destroços até as últimas horas, mas tiveram a morte confirmada por autoridades. Profissionais envolvidos no resgate têm relatado dificuldade no reconhecimento das vítimas devido à gravidade do acidente.
No momento do impacto, toda a aeronave pegou fogo e pessoas a bordo foram arremessadas pelo lado de fora."A aeronave foi quase completamente destruída, e é difícil identificar os mortos", disse um oficial da agência de combate a incêndio. "Estamos no processo de recuperação dos restos mortais, o que levará tempo."