Acidente com avião na Coreia do Sul é o mais letal da história do país, diz agência

Ao todo, 179 pessoas morreram devido à explosão de um Boeing 737-800 no aeroporto de Muan; apenas dois tripulantes sobreviveram

A explosão de um avião no aeroporto de Muan, que deixou 179 mortos durante a manhã deste domingo, 29 (sábado à noite no horário de Brasília), é o acidente aéreo mais letal já registrado em solo sul coreano, de acordo com a agência de notícias local Yonhap. Das 181 pessoas que embarcaram na aeronave, apenas dois tripulantes sobreviveram.

O acidente tem sido tratado como uma das maiores tragédias da história do país pelo governo vigente da Coreia do Sul. O presidente em exercício, Choi Sang-mok, declarou luto nacional de sete dias, a começar deste domingo.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Ainda de acordo com a agência Yonhap, a explosão do Boeing 737-800 também é a terceiro acidente aéreo mais letal da história envolvendo uma empresa sul coreana. À frente dela estão apenas a queda de uma aeronave da Korean Air em Guam no ano de 1997, que registrou 225 óbitos, e o abate de um um voo da mesma empresa que invadiu o território aéreo russo em 1983, no qual todas as 269 pessoas a bordo morreram.

Das 181 pessoas a bordo, 82 eram homens e 93 eram mulheres. As idades variam de 3 a 78 anos. Muitos tinham entre 40 e 60 anos. Um necrotério temporário foi montado dentro do aeroporto de Muan para depositar os corpos.

Os dois tripulantes regatados com vida foram levados para hospitais diferentes na região de Makpo e devem ser encaminhados para a capital Seul. Eles não tiveram ferimentos letais.

Queda teria sido causada por falha no trem de pouso

As autoridades ainda não concluíram de forma oficial a investigação sobre a causa do acidente. Entretanto, informações preliminares indicam que a tragédia pode ter sido causada por uma falha no trem de pouso da aeronave, que não funcionou durante a aterrissagem.

Seis minutos antes da explosão, uma torre de controle do aeroporto identificou uma colisão do avião com pássaros, o que teria danificado o equipamento, fazendo com que ele não concluísse o procedimento de acionamento. Sem a ferramenta, o avião derrapou pela pista e colidiu com um muro de concreto.

Atualizada às 12h25min de 29/12/2024

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar