Após assassinato de adolescente, Albânia decide proibir TikTok no país por um ano

Um estudante de 14 anos foi esfaqueado por um colega após um desentendimento nas redes sociais. A medida faz parte de um plano de governo para tornar as escolas mais seguras

O primeiro-ministro da Albânia, Edi Rama, anunciou nesse sábado, 21, o banimento da rede social TikTok pelo período de um ano, após o assassinato de um adolescente de 14 anos pelo seu colega de classe, que se desentenderam nas redes sociais. O caso aconteceu em novembro.

A medida faz parte de um plano mais amplo para tornar as escolas mais seguras no país. Após uma reunião entre pais e professores, o primeiro-ministro anunciou que a proibição do aplicativo entrará em vigor no início de 2025.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Jovem de 14 anos é assassinado por colega por conta de desentendimento nas redes sociais

“Por um ano, vamos fechá-lo completamente para todos. Não haverá TikTok na Albânia”, afirmou Rama. Segundo o portal de notícias G1, foram publicados vídeos de menores apoiando o homicídio no TikTok.

"O problema hoje não são nossos filhos, o problema hoje somos nós, o problema hoje é nossa sociedade, o problema hoje é o TikTok e todos os outros que estão fazendo nossos filhos de reféns", disse Rama. A plataforma não comentou a decisão.

Segundo a CNN Brasil, a decisão de banimento ocorreu após dois jovens se desentenderem nos comentários da rede social. O garoto foi esfaqueado até a morte por um colega de classe. No TikTok, vídeos mostram menores apoiando o homicídio.

Países regulam o acesso de crianças e adolescentes às redes sociais

Alguns países da Europa restringiram parcialmente o uso de redes sociais para crianças e adolescentes. Confira abaixo:

  • Alemanha

No país, jovens entre 13 e 16 anos só podem usar as redes sociais caso os responsáveis tenham dado o devido consentimento.

  • Bélgica

Foi promulgada uma lei em 2018 exigindo que os adolescentes tenham pelo menos 13 anos para criar uma conta de rede social sem a permissão dos pais.

  • França

Em 2023, houve uma lei exigindo que as plataformas obtenham o consentimento dos pais para que menores de 15 anos criem contas foi aprovada.

  • Itália

Adolescentes até 14 anos precisam do consentimento dos pais para criar uma conta nas redes sociais.

  • Holanda

Ainda não há uma lei específica que proíba ou restrinja o uso de redes sociais para menores de idade. No entanto, no início deste ano, o governo proibiu que dispositivos móveis fossem utilizados em sala de aula.

  • Noruega

O governo do país propôs no mês passado aumentar a idade mínima em que adolescentes podem aceitar os termos necessários para usar redes sociais.


Atualmente, adolescentes de 13 anos podem aceitar os termos das plataformas. Com a nova medida, apenas aqueles com 15 anos poderiam aceitá-los.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar