Drones nos EUA: o que são os ‘objetos misteriosos’ avistados no país?

Residentes de estados na Costa Leste alertaram sobre a presença de drones não-identificados; entenda o que os objetos sobrevoando os EUA podem ser

18:16 | Dez. 17, 2024

Por: Penélope Menezes
Drones nos EUA: o que se sabe até agora sobre os objetos avistados (foto: Reprodução/X@AndyKimNJ)

Desde meados de novembro, drones não-identificados sobrevoam os céus de Nova Jersey e outros estados da Costa Leste. O que parece um enredo da série Arquivo X, tem alimentado teorias sobre a origem dos objetos que sobrevoam os Estados Unidos.

Em nota divulgada pelo Gabinete do Procurador do Condado de Morris, em 19 de novembro, as autoridades avisaram estar cientes das atividades e que continuariam a coordenar, monitorar e investigar. “Não há nenhuma ameaça conhecida à segurança pública”, destacou a publicação.

A declaração foi emitida como uma resposta aos rumores sobre a atividade dos drones, que se espalharam nas redes sociais. “Encorajamos o público a estar ciente de que o que lêem online pode não ser exato”, disse o gabinete.

Entenda o que se sabe sobre os drones nos Estados Unidos.

DB Cooper: FBI tem nova pista sobre o maior mistério da aviação | CONFIRA

Drones nos EUA: quando começou?

Os primeiros avistamentos foram registrados no estado de Nova Jersey em uma segunda-feira, 18 de novembro. Os relatos foram gerados por meio do Sistema de Relatório de Atividades Suspeitas do estado (New Jersey Suspicious Activity Report System).

Na quarta-feira, 20 de novembro, o escritório do FBI em Newark começou uma investigação. No dia 3 de dezembro, a organização estabeleceu linhas de denúncias para ajudar a liberar os serviços de chamadas de emergência (911, nos Estados Unidos), sobrecarregados por ligações relacionadas aos drones.

De acordo com um briefing divulgado pela Casa Branca, as equipes de observação do FBI conduziram análises de radar de vídeo, incluindo em áreas de instalações militares. O resultado determinou que a maioria dos avistamentos de grande porte eram aeronaves tripuladas.

“Recebemos 5 mil denúncias por meio dessa linha de denúncias nacional. E dessas 5 mil, menos de 100 pistas foram geradas e consideradas dignas de mais atividades investigativas”, relatou um funcionário não identificado do FBI.

Last night I went out with local police to spot drone flying over New Jersey, here’s what I saw. We drove to Round Valley Reservoir and the officer pointed to lights moving low over the tree line. Sometimes they were solid white light, others flashed of red and green.THREAD pic.twitter.com/ly7kUUDWDn

— Andy Kim (@AndyKimNJ) December 13, 2024

Drones nos EUA: o que se sabe até agora?

Ainda sobre a atividade em Nova Jersey, a United States Northern Command (USNORTHCOM), parte das forças armadas, emitiu uma nota oficial na última quarta-feira, 11, destacando estarem cientes e monitorando relatos de voos não autorizados nas proximidades de instalações militares. As bases incluíam o Picatinny Arsenal e a Estação de Armas Navais Earle.

Um dia antes, na terça-feira, 10, o senador de Nova Jersey, Cory Booker, enviou uma carta às agências federais que coordenam as operações relacionadas aos avistamentos.

“Reconheço a necessidade de manter a segurança operacional das investigações em curso e que esta situação exige uma coordenação interagências complexa”, indicou Booker.

Morte de Kennedy completa 60 anos e ainda alimenta fascínio, mistério e teorias | ENTENDA

“No entanto, existe um sentimento crescente de incerteza e urgência em todo o estado – tanto por parte dos eleitores como das autoridades locais – apesar das garantias de que os drones não representam ameaças conhecidas à segurança pública”, acrescenta.

No estado da Pensilvânia, o governador Joshua Shapiro indicou, durante coletiva de imprensa, a intenção da polícia estadual em pilotar helicópteros para tentar determinar a origem dos drones avistados.

O presidente eleito Donald Trump também já comentou sobre o caso, declarando aos repórteres na segunda-feira, 16, que “o governo sabe o que está acontecendo”. Contudo, o Republicano não apresentou evidências para sustentar a sua alegação.

“Eles sabem de onde veio e para onde foi. E por algum motivo, eles não querem comentar. Acho que seria melhor eles dizerem o que é. Nossos militares sabem e nosso presidente sabe. E por algum motivo, eles querem manter as pessoas em suspense”, disse Trump.