Bola de fogo? Meteoro cruza o céu da Rússia e transforma noite em dia; veja vídeo

O corpo celeste tinha 70 cm e cruzou o céu da região de Yakutia, no leste russo. Momento foi compartilhado nas redes sociais. Confira o vídeo;

Um meteoro "rasgou" o céu da região de Yakutia, leste da Rússia, no início da noite da última terça-feira, 3, pelo horário de Brasília, madrugada no horário local russo. Ao entrar na atmosfera terrestre, o asteroide iluminou o céu nortuno. Moradores registraram o momento em que a "bola de fogo" atravessou a escuridão do céu russo, transformando a noite em dia por alguns segundos. Confira:

Meteoro ilumina céu noturno no leste de Rússia. Veja o vídeo do momento

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Meteoro que de Yakutia, na Rússia, não atingiu o solo

Segundo autoridades russas, o meteoro que entrou na atmosfera terrestre na terça-feira, 3, media cerca de 70 centímetros de diâmetro.

O dado foi confirmado pela Agência Espacial Europeia, que detalhou que a rocha estava sendo monitorada desde aproximadamente 12 horas antes de entrar na atmosfera terrestre e se desintegrar por completo.

Conforme divulgado pelo Ministério de Situações Emergenciais de Yakutia, não houve vítimas ou danos gerados pela queda do meteoro.

LEIA MAIS | Missão espacial revela imagens do Sol que podem surpreender; veja

Por que meteoros "pegam fogo" quando entram na atmosfera terrestre?

A resposta é simples: atrito.

O planeta terra é envolto de uma camada de gases chamada de "atmosfera". Quanto mais perto do solo, mais densa é esta camada. Em outras palavras, as regiões mais próximas ao nível do mar apresentam uma maior concentração de moléculas de gases como o nitrogênio, o ozônio, o carbono e o oxigênio que usamos para respirar.

Logo, a atmosfera da Terra funciona como um enorme escudo contra objetos que se aproximam do planeta.

Uma vez que o corpo é atraído pela gravidade, o atrito com as moléculas de gases causa o desgaste daquele material, gerando calor. O aumento da temperatura aliado ao contato com o oxigênio faz com que o objeto pegue fogo e exploda.

Segundo Roberto Barbosa, engenheiro do Comando-Geral da Teconologia Aeroespacial da Força Aérea Brasileira, em entrevista à Super Interessante, asteroides e demais corpos começam a se deteriorar já nas camadas mais altas da atmosfera. Porém, em altitudes próximas de 100 mil metros, os objetos entram em processo de ignição Pegar fogo. Entrar em combustão. .

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar