Três homens morrem ao seguirem rota de app até ponte inacabada

O caso aconteceu na Índia, no estado de Uttar Pradesh, e iniciou um debate sobre o uso de aplicativos de navegação e suas responsabilidades

Um acidente envolvendo um aplicativo de navegação deixou três mortos em Uttar Pradesh, norte da Índia, no domingo, 24, após caminho levar os homens até uma ponte inacabada na região.

Duas das vítimas saíram da cidade de Gurugram e estavam indo para Bareilly para comparecer a um casamento, mas o GPS não as alertou sobre uma ponte que havia desabado. Como não conheciam o local, seguiram a rota até caírem no leito de um rio.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Os moradores encontraram o carro danificado na manhã seguinte e informaram à Polícia sobre os três homens que estavam mortos. Em seguida, um exame post mortem foi realizado nos corpos.

De acordo com o India Today, os familiares das vítimas culparam as autoridades responsáveis pelo incidente e questionaram a falta de barricadas instaladas na construção inacabada.

Índia ou Bharat? CONHEÇA disputa para alterar nome do país

Acidente instiga debate sobre uso de app

O trio usava o aplicativo Google Maps durante o acidente. Um porta-voz da empresa ofereceu as suas condolências e afirmou que a companhia colabora com as investigações. “Manteremos vocês informados em caso de novos desenvolvimentos”, disse em nota.

Para informar as suas rotas, o aplicativo de navegação é capaz de rastrear as mudanças no trânsito, além de usar uma combinação de imagens de satélite, fotografia aérea e mapas de ruas para fornecer informações atualizadas.

Índia: 14 toneladas de temperos falsos e estragados são apreendidas | VEJA

Para a BBC, Ashish Nair, fundador da plataforma de mapeamento Potter Maps e ex-funcionário do Google Maps, declara que o app não deve ser responsabilizado por contratempos, considerando os próprios termos de serviço, em destaque:

“Quando você utiliza os dados de mapas, trânsito, rotas e outros tipos de conteúdo do Google Maps/Google Earth, é possível que as condições reais sejam diferentes dos resultados e conteúdo do mapa

“Tenha bom senso e use o Google Maps/Google Earth por sua própria conta e risco. Você é responsável o tempo todo pela sua conduta e pelas respectivas consequências”.

Nair adiciona que os dados ainda são “um grande desafio na Índia”, já que não existe um sistema para o registro de mudanças de infraestrutura em uma interface da web, que aplicativos como o Google Maps poderiam usar.

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar