Bebidas contaminadas por metanol vitimam 6 turistas no Laos; entenda

O caso envolveu o consumo de bebidas alcoólicas adulteradas com a substância em país do sudeste asiático; saiba como o metanol age no corpo

A suspeita de adulteração de bebidas com metanol na cidade de Vang Vieng, no Laos, foi apontada após a morte de seis turistas na última semana, seguindo ingestão de álcool durante a visita. A substância química é conhecida por sua utilização como solvente.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o metanol é usado por alguns indivíduos na produção de bebidas destiladas. Ainda é possível criar “bebidas mistas”, considerando o seu baixo custo em comparação ao álcool taxado.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

“O álcool produzido ilegalmente ou informalmente também pode ser vendido em bares legítimos, especialmente em algumas áreas turísticas”, afirma o órgão. “Os turistas também podem estar em risco, especialmente em locais de férias onde o consumo elevado de álcool é incentivado”.

Entenda a motivação para as suspeitas de envenenamento por metanol no Laos.

Família é levada para hospital após comer cogumelos tóxicos nos EUA | SAIBA MAIS

Envenenamento por metanol no Laos: entenda caso

As autoridades locais suspeitam que as mortes de duas australianas, dois dinamarqueses, um norte-americano e uma britânica estão relacionadas com a adulteração de bebidas alcóolicas em um albergue na cidade de Vang Vieng.

Entre a quinta-feira, 21, e a sexta-feira, 22, o gerente e proprietário do Nana Backpackers Hostel foi detido para interrogação, mas nenhuma acusação foi definida. Segundo apuração da BBC, o local oferece uma dose de bebida gratuita aos turistas que chegam.

O proprietário negou qualquer adulteração e afirmou que as mesmas bebidas foram servidas a, pelo menos, 100 outros hóspedes, sem os mesmos efeitos.

Envenenamento por metanol no Laos: efeitos no corpo

O metanol é uma substância química com “uma toxicidade intrínseca relativamente baixa”, segundo a OMS. No entanto, caso seja metabolizado em compostos altamente tóxicos, pode causar cegueira, coma e distúrbios metabólicos fatais.

A substância possui diversas aplicações industriais e pode ser encontrada em produtos domésticos, como vernizes e lava-vidros.

“Vestígios de metanol são encontrados naturalmente em sucos de frutas, (mas) isso não é tóxico. O metanol é também um produto de fermentação e é encontrado tanto em fermentados alcoólicos, como bebidas não-alcoólicas”, descreve a organização de saúde.

Concentrações de 6-27 mg/L de metanol já foram medidas em cerveja e 10-220 mg/L em bebidas alcoólicas. O problema surge quando, durante processos de destilação gerenciados incorretamente, valores mais altos são formados.

Mortes por vazamento de gás: ENTENDA os riscos e o que fazer

Quais os sintomas de envenenamento por metanol?

Os principais efeitos tóxicos não se manifestam até que o metanol seja metabolizado em ácido fórmico e este tenha se acumulado a níveis tóxicos. Nesse caso, existe um período latente entre o consumo de metanol e o aparecimento dos primeiros sintomas.

Nas primeiras horas, ainda segundo informe da OMS, o paciente pode ficar sonolento, instável e desinibido. No entanto, os efeitos podem ser descartados pelo indivíduo como um resultado do consumo usual de álcool.

Após certo tempo, as vítimas começam a desenvolver dor de cabeça, vômitos, dor abdominal e vertigem. Elas também podem começar a hiperventilar e sentir falta de ar.

As concentrações de metanol no sangue acima de 500 mg/L estão associadas a graves toxicidade, e concentrações acima de 1.500-2.000 mg/L levarão à morte em pacientes que não receberem tratamento.

Em sete meses, Ceará já registrou mais de 1,2 mil incidentes com gases | ENTENDA

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar