Cubo gigante: Arábia Saudita começa a erguer maior prédio do mundo

Assim como o The Line, prédio de 170 km de extensão e 200 metros de largura em um deserto, o país volta a ousar nas construções; entenda

15:05 | Nov. 16, 2024

Por: Izabele Vasconcelos
Amostra do conceito finalizado do Mukaab, prédio em cubo gigante, na Arábia Saudita. (foto: Divulgação/New Murabba Development Company)

Um arranha-céu em formato de cubo, que teve seu projeto apresentado em 2023, começou a ser construído em Riade, na Arábia Saudita. A megaestrutura custará US$ 50 bilhões, cerca de R$ 285 bilhões na cotação atual, e a previsão é que a obra seja finalizada até 2030.

Com 400 metros de altura, 360 metros de largura e 180 mil metros quadrados de área útil, o Mukaab promete ser o maior prédio do mundo, tendo a capacidade de comportar até 20 edifícios do tamanho do .

A notícia foi dada pela construtora New Murabba, que revelou em setembro que cerca de 7 milhões de metros cúbicos já haviam sido escavados no local em preparação para o início da obra.

 

LEIA MAIS |Cidade Linear: projeto futurista na Arábia Saudita pode não se concretizar

Confira imagens do Mukaab, prédio em formato de cubo gigante que será construído na Arábia Saudita

 

Cubo gigante comportará mais de 100 mil apartamentos residenciais

A construtora tem como intenção que o cubo fique no “coração” do novo distrito central da cidade. No entanto, o prédio deve ir além, comportando em seu interior sua própria “minicidade”, proposta semelhante ao “The Line”.

O cubo gigante comportará mais de 100 mil apartamentos residenciais e nove mil quartos de hotéis, além de quase 930 mil metros quadrados de lojas e 1,4 milhão de metros quadrados de escritórios.

O presidente da construtora por trás do projeto é o príncipe herdeiro da coroa saudita, Mohammed bin Salman Al Saud.

Mukaab oferecerá experiências digitais imersivas e holográficas criadas a partir de inteligência artificial

Em seu centro, o cubo terá um átrio em formato de domo da altura do prédio com uma torre em espiral, como também cortinas de projeção.

Essas cortinas terão a função de proporcionar aos visitantes experiências digitais imersivas e holográficas criadas a partir de inteligência artificial, como o do The Sphere, em Las Vegas, nos EUA.

O projeto prevê atrações turísticas, áreas de lazer e centros culturais dentro do cubo, de acordo com informações da revista especializada Architectural Digest.

Prédio da Arábia Saudita será capaz de comportar cerca de 20 edifícios iguais ao Empire State

De acordo com as últimas propostas, o país busca quebrar recordes de grandezas arquitetônicas. Desde 1968, o recorde de maior prédio do mundo é do prédio da Boeing em Everett, nos EUA.

O prédio americano possui 13,4 milhões de metros cúbicos de volume, segundo a instituição que certifica e publica o Livro dos Recordes, Guinness World Records.

A empresa responsável pelo projeto disse que a infraestrutura do Mukaab terá o equivalente a 20 vezes o edifício Empire State, de Nova York. A construção americana foi, durante 40 anos, o prédio mais alto do mundo.

Veja vídeo de como ficará o prédio em formato de cubo gigante na Arábia Saudita

 

Confira notícias relacionadas