Maguila, lenda do boxe brasileiro, morre aos 66 anos em São Paulo
O brasileiro Adilson 'Maguila' Rodrigues, campeão sul-americano dos pesos pesados e também conhecido por seu carisma, morreu nesta quinta-feira (24) aos 66 anos, informou o Ministério do Esporte.
"Campeão nos ringues e rei do carisma e da generosidade fora deles. Obrigado, Maguila! Seu legado será sempre lembrado", disse o ministério na rede social X.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A causa da morte não foi revelada, embora a mídia brasileira tenha noticiado que o boxeador sofria de "encefalopatia traumática crônica", conhecida como demência pugilística, e que morreu no estado de São Paulo.
Em sua carreira profissional, que se estendeu de 1983 a 2000, o boxeador disputou 85 lutas, com 77 vitórias, sendo 61 delas por nocaute, segundo a nota oficial.
Nascido em Aracaju, no Sergipe, Maguila começou sua carreira nos ringues na década de 1980 e rapidamente se destacou pelo estilo agressivo e uma profunda determinação.
Campeão brasileiro e sul-americano dos pesos pesados, foi o primeiro boxeador do país a disputar o título mundial na categoria, segundo o ministério.
Em 2010, fez uma breve incursão na política, como candidato a deputado federal, com promessas de "lutar pelas crianças, pelo esporte e contra as drogas", mas não conseguiu se eleger.
rsr/app/ma/aam/rpr