Norris supera Verstappen e conquista pole do GP dos EUA de Fórmula 1
22:09 | Out. 19, 2024
O piloto britânico Lando Norris (McLaren) a pole position para o Grande Prêmio dos Estados Unidos de Fórmula 1, à frente de Max Verstappen, líder do Mundial, que neste sábado (19) retomou o caminho da vitória ao vencer a corrida sprint.
O primeiro lugar para este domingo devolve a esperança a Norris poucas horas depois de ter obtido um decepcionante terceiro lugar na sprint no Circuito das Américas de Austin (Texas).
O tricampeão Verstappen conquistou a vitória, a primeira em quase quatro meses, e ampliou a distância em relação ao britânico na classificação do Mundial de Pilotos para 54 pontos.
"Foi uma volta magnífica, não poderia ter sido mais rápido", disse Norris depois de conquistar a sexta pole position da temporada.
"Penamos durante todo o fim de semana, não estávamos no ritmo das Ferraris e das Red Bulls, então às vezes, como piloto, você tem que fazer alguma coisa, e eu fiz isso", disse o piloto da McLaren.
Norris venceu Verstappen em 0,031 segundos na classificação. O holandês não conseguiu completar a última volta porque o britânico George Russell (Mercedes) saiu da pista e o forçou a diminuir a velocidade.
No domingo, na décima nona etapa das 24 do calendário, ‘Mad Max’ tentará alcançar uma vitória que lhe escapa desde o final de junho.
O espanhol Carlos Sainz (Ferrari) largará na corrida de domingo na terceira posição e seu compatriota Fernando Alonso (Aston Martin) na oitava.
O mexicano Sergio Pérez (Red Bull) terminou na décima posição enquanto o jovem argentino Franco Colapinto (Williams) foi eliminado na primeira parte da sessão.
Colapinto, que participará de seu quarto Grande Prêmio na categoria máxima do automobilismo, terminou na décima sétima colocação, mas largará uma posição à frente devido a uma penalidade sofrida pelo neozelandês Liam Lawson (Racing Bulls-Red Bull).
- Verstappen vence sprint -
A prova foi dominada do início ao fim por Verstappen, que largou da pole position e liderou todas as 19 voltas.
"Estou muito feliz. Não foi ruim, parece como nos velhos tempos", brincou o tricampeão mundial, que não vencia desde a corrida sprint na Áustria, no final de junho.
'Checo' Pérez foi nono na prova e deixou a Red Bull sem alguns pontos de que precisa para recuperar a liderança no Mundial de Construtores que perdeu em setembro para a McLaren.
Para a maratona de seis corridas em oito semanas que encerrará a temporada, a maioria das equipes chegou a Austin com melhorias em seus carros.
A Red Bull tem lidado também com suspeitas sobre o polêmico sistema de ajuste de altura em seus carros, que foi objeto de revisão pela FIA em Austin.
Graças à vitória de Verstappen neste sábado, a Red Bull reduziu em dois pontos a distância no duelo de equipes em relação à McLaren, que agora tem 39 de vantagem.
. Grid de largada do GP dos EUA de Fórmula 1:
1ª fila:
Lando Norris (GBR/McLaren-Mercedes)
Max Verstappen (HOL/Red Bull)
2ª fila:
Carlos Sainz Jr (ESP/Ferrari)
Charles Leclerc (MON/Ferrari)
3ª fila:
Oscar Piastri (AUS/McLaren-Mercedes)
George Russell (GBR/Mercedes)
4ª fila:
Pierre Gasly (FRA/Alpine-Renault)
Fernando Alonso (ESP/Aston Martin-Mercedes)
5ª fila:
Kevin Magnussen (DIN/Haas-Ferrari)
Sergio Pérez (MEX/Red Bull)
6ª fila:
Yuki Tsunoda (JPN/Racing Bulls-Red Bull)
Nico Hülkenberg (ALE/Haas-Ferrari)
7ª fila:
Esteban Ocon (FRA/Alpine-Renault)
Lance Stroll (CAN/Aston Martin-Mercedes)
8ª fila:
Alexander Albon (TAI/Williams-Mercedes)
Franco Colapinto (ARG/Williams-Mercedes)
9ª fila:
Valtteri Bottas (FIN/Sauber-Ferrari)
Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)
10ª fila:
Zhou Guanyu (CHN/Sauber-Ferrari)
Liam Lawson (NZL/Racing Bulls-Red Bull)*
* 15ª na classificação mas penalizado por mudanças em seu motor além das cotas permitidas.
./bds/hdy/roc/gbv/ol/aam