Opep reduz previsões de crescimento da demanda de petróleo para 2024 e 2025

A Opep continua projetando que a demanda global de petróleo crescerá em 2024 e 2025, mas reduziu as suas previsões anteriores para o consumo global em um estudo publicado nesta segunda-feira (14). 

O cartel dos países produtores de petróleo estima que a demanda global atingirá, em média, 104,1 milhões de barris de petróleo (mbd) por dia em 2024, em comparação com um nível de 102,2 mbd em 2023. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Até 2025, este grupo de países produtores, que publica mensalmente estimativas atualizadas, projeta que o consumo mundial atingirá 105,7 mbd. 

No seu relatório anterior, a Opep, um cartel de 12 membros que inclui a Venezuela, previu um consumo global de petróleo de 104,2 mbd em 2024 e 105,9 mbd em 2025.

Em 2019, antes da pandemia de covid, o consumo médio global de petróleo era de 100 milhões de barris por dia. 

O petróleo, juntamente com o carvão e o gás, é uma das energias que causam o aquecimento global. 

A Opep estimou em setembro que a demanda de petróleo continuará crescendo pelo menos até 2050, data importante nos prazos estabelecidos por muitos países para combater a mudança climática. 

A Agência Internacional de Energia (AIE), com sede em Paris, prevê um pico na demanda de todos os combustíveis fósseis na década atual e estima que depois diminuirá devido ao uso de energias limpas e de veículos elétricos.

nal/dlm/abb/abx/an/mb/aa/fp

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

energia economia opep

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar