Nobel da Paz 2024 premia organização que atua contra armas nucleares
A organização japonesa Nihon Hidankyo foi contemplada com o Prêmio Nobel da Paz nesta sexta, 11. Saiba por que ela foi premiada
06:23 | Out. 11, 2024
O prêmio Nobel da Paz 2024 foi concedido nesta sexta-feira, 11 de outubro, à organização japonesa Nihon Hidankyo, por contribuir para estabelecer um tabu contra o armamento nuclear.
"Pelos seus esforços para alcançar um mundo livre de armas nucleares e por demonstrar através de depoimentos de testemunhas que as armas nucleares nunca mais devem ser utilizadas", diz nota divulgada pela instituição do prêmio.
Nobel da Paz 2024: Conheça a organização Nihon Hidankyo, vencedora da edição
O movimento Nihon Hidankyo surgiu em resposta os ataques com bombas atômicas de agosto de 1945, para aumentar a conscientização sobre as consequências humanitárias do uso de armas nucleares.
A organização se firmou em depoimentos dos sobreviventes das cidades de Hiroshima e Nagasaki, que foram atacadas no fim da Segunda Guerra Mundial, e contribuiu para a criação do "tabu nuclear". O termo se refere à norma que "estigmatiza o uso de armas nucleares como moralmente inaceitável".
As testemunhas ajudaram a gerar e consolidar uma oposição generalizada às armas nucleares ao redor do mundo, criando campanhas educacionais baseadas em sua própria experiência e emitindo alertas urgentes contra a disseminação e o uso de armas nucleares.
O Comitê Norueguês do Nobel afirmou que o prêmio "deseja homenagear todos os sobreviventes que, apesar do sofrimento físico e das memórias dolorosas, escolheram usar sua experiência custosa para cultivar esperança e engajamento pela paz".
O copresidente da Nihon Hidankyo, Tomoyuki Mimaki, ficou surpreso ao saber que sua organização recebeu o Prêmio Nobel da Paz. "Nunca sonhei que isso pudesse acontecer", disse ele com entusiasmo.
O presidente do Comitê do Nobel considerou "alarmante" que o "veto ao uso de armas nucleares", declarado em resposta aos bombardeios atômicos de agosto de 1945, esteja agora "sob pressão".
"O prêmio deste ano é um prêmio que se concentra na necessidade de defender este veto nuclear. Todos nós temos uma responsabilidade, especialmente as potências nucleares", disse Frydnes aos jornalistas.
Nobel da Paz 2024: Gaza está "como Japão há 80 anos"
Mimaki considerou que a situação atual na Faixa de Gaza é semelhante à do Japão devastado pelas bombas no final da Segunda Guerra Mundial.
"Em Gaza, crianças ensanguentadas são presas. É como no Japão há 80 anos", disse ele durante uma conferência de imprensa em Tóquio, acrescentando que a ideia de que as armas nucleares trazem a paz é uma falácia.
"Foi dito que graças às armas nucleares o mundo mantém a paz. Porém, as armas nucleares podem ser usadas por terroristas", disse ele.
"Por exemplo, se a Rússia as usar contra a Ucrânia, ou Israel contra Gaza, não terminará aí. Os políticos deveriam saber dessas coisas", insistiu Mimaki.
No ano passado, a ativista iraniana dos direitos das mulheres, Narges Mohammadi, presa no seu país, recebeu o prestigiado prêmio pela sua luta contra a opressão das mulheres no Irã.
Nobel da Paz: Confira os ganhadores dos últimos anos
Nos últimos cinco anos, o Nobel da Paz teve nove ganhadores, entre personalidades e organizações. Relembre os premiados:
- Nobel da Paz 2023: Narges Mohammadi, pela luta a favor dos direitos das mulheres;
- Nobel da Paz 2022: Ales Bialiatski, Memorial e Centro de Liberdades Civis, pela a dedicação para documentar crimes de guerra, violações de direitos humanos e abusos de poder;
- Nobel da Paz 2021: Maria Ressa e Dimitri Muratov, pelo empenho e dedicação voltados para a proteção da liberdade de expressão;
- Nobel da Paz 2020: Programa Alimentar Mundial (PMA), por seus esforços e lutas contra a fome e para não transformá-la em uma arma de guerra
- Nobel da Paz 2019: Abiy Ahmed, por sua mediação decisiva no conflito entre o seu país e a Eritreia, no leste da África.
Nobel 2024: veja os vencedores das outras categorias
Os anúncios dos vencedores do Prêmio Nobel 2024 ocorrem de 7 a 14 de outubro. A premiação tem seis categorias: Medicina ou Fisiologia, Física, Química, Literatura, Nobel da Paz e Economia.
- Nobel de Medicina ou Fisiologia 2024: Victor Ambros e Gary Ruvkun venceram o prêmio por suas pesquisas que descobriram o microRNA.
- Nobel de Física 2024: John Hopfield e Geoffrey Hinton foram os vencedores da categoria do Nobel de 2024 por suas pesquisas que permitem o aprendizado de máquina.
- Nobel de Química 2024: David Baker, Demis Hassabis e John M. Jumper venceram o Nobel deste ano por suas pesquisas que decifraram o código das estruturas das proteínas.
- Nobel de Literatura 2024: Han Kang venceu o prêmio por sua intensa prosa poética que expõe a fragilidade da vida humana.
Todos os anúncios dos prêmios serão transmitidos ao vivo no site oficial (nobelprize.org) e nos canais digitais oficiais do Prêmio Nobel.
LEIA MAIS | Veja datas dos anúncios dos vencedores do Prêmio Nobel 2024
O prêmio será entregue em uma cerimônia formal em Oslo, no dia 10 de dezembro, aniversário da morte do criador do prêmio, em 1896, o inventor sueco Alfred Nobel.
O Prêmio Nobel da Paz é o único concedido em Oslo, enquanto os demais são anunciados em Estocolmo.
A premiação vem acompanhada de uma medalha de ouro, um diploma e um cheque no valor de um milhão de dólares (5,58 milhões de reais).
Nobel 2024: saiba mais sobre o prêmio
O Prêmio Nobel tem origem no testamento do inventor e empreendedor sueco Alfred Nobel. Em 27 de novembro de 1895, ele doou uma parte de sua fortuna para uma série de prêmios de física, química, fisiologia ou medicina, literatura e paz. Essas eram as áreas em que ele mais se envolveu durante sua vida.
Depois de sua morte, em 1896, iniciou-se o processo de criação do prêmio, sendo os primeiros concedidos em 1901.
Em 1969, foi estabelecido o prêmio em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, criando uma nova categoria.
Desde 1901, os Prêmios Nobel não foram concedidos 49 vezes, sendo a maioria delas nos períodos da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
De acordo com os estatutos da Fundação Nobel, “se nenhuma das obras em consideração for considerada da importância indicada no primeiro parágrafo, o dinheiro do prêmio será reservado até o ano seguinte. Se, mesmo assim, o prêmio não puder ser concedido, o valor será adicionado aos fundos restritos da Fundação".
Com informações da AFP