Cerveja mais forte do mundo? Bebida escocesa tem 75% de álcool e validade de 100 anos

A bebida é tão forte que foi preciso colocar um aviso de cuidado no rótulo da garrafa: "Não beba mais do que 35 ml de uma vez"; veja detalhes

A cervejaria escocesa 88 Brewery se apresenta como a dona da cerveja "mais forte do mundo". A bebida chamada Beithir Fire (Dragão de Fogo, em tradução livre) tem 75% de álcool em sua composição, não tem colarinho e consta prazo de validade de um século

O produto chama atenção pelo teor alcoólico bem acima da média das cervejas comuns, que usualmente varia entre 3% e 5%. Uma unidade de 330 ml da Dragão de Fogo custa 45 libras esterlinas, o equivalente a R$ 325 na cotação atual.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Cerveja vendida como a "mais forte do mundo" tem alerta de consumo no rótulo 

A cerveja Dragão de Fogo é tão forte que foi preciso colocar um aviso de cuidado no rótulo da garrafa: "Não beba mais do que 35 ml de uma vez".

Andrew Chapman, diretor e presidente da cervejaria 88 Brewery, disse em entrevista ao O POVO que o motivo do aviso no rótulo e para que os cliente entendam que a bebida deve ser degustada devagar como um forte whisky e não bebida como uma cerveja normal.

A cerveja, na verdade se assemelha muito ao destilado favorito dos escoceses, o Whisky, além do sabor, a aparência do líquido também se assemelha.

Além disso, a bebida não possui o tradicional colarinho existentes nas cervejas. Por conta do alto teor alcoólico, não ocorre a carbonatação, o processo que dá a espuma como consequência.

Como surgiu a cerveja Dragão de Fogo, que quer ser conhecida como a "mais forte do mundo"?

A 88 Brewery possui histórico de produção de rótulos especiais e em 2021 recebeu um pedido inusitado de um cliente da Ásia: "Produzir a cerveja mais forte do mundo".

"Foi um produto criado para um cliente em um mercado específico, mas o segredo logo se espalhou, e começamos a receber muitos outros pedidos", acrescentou Andrew.

A produção é realizada em etapas, primeiro é feita uma cerveja escocesa de cevada, com 18% de álcool, em seguida esse líquido é destilado e reservado em um barril pelo período de 3 meses, processo de produção parecido com os destilados escoceses.

Após os 3 meses no barril, o líquido é filtrado pelo menos 3 vezes para retirar todas as possíveis impurezas existentes. Chegando ao fim do processo, o líquido é finalmente engarrafado e pronto para ser comercializado.

Efeito colateral? Cerveja "mais forte do muno" pode deixar a língua dormente

Alguns usuários das redes sociais comentaram que a cerveja poderia deixar a língua dormente. Em meio aos relatos, um influencer chegou a gravar um vídeo no TikTok provando a cerveja e relatou sentir a língua dormente e descreveu um "sabor de queimado" após a experiência.

@1minutebeerreview 1 Minute Beer Review - Beer 1988 WORLDS STRONGEST BEER!!! SCOTTISH BELTHIR FIRE - 75 ABV!! #WORLDSSTRONGESTBEER #WORLDS #STRONGEST #BEER  original sound - Dan | 1 Minute Beer Review


Ao O POVO Andrew rebateu que o efeito poderia ser consequência de beber muito da cerveja em um curto período de tempo, e que o alto teor de álcool pode causar uma dormência temporária, e alerta as pessoas devem ter moderação ao beber, "consumo de álcool pode sempre ser perigoso".

A cerveja "mais forte do mundo" pode durar para sempre?

No rótulo da garrafa, além do alto teor alcoólico, uma outra informação chama atenção: o prazo de validade de um século.   

"O álcool na cerveja é tão forte que pode matar todas as bactérias, logo ela nunca vai vencer", afirmou Andrew ao O POVO. Ainda assim, para fins comerciais, os fabricantes considerando uma validade de 100 anos a partir do engarrafamento da bebida. 

Da Escócia para o mundo?

A cerveja "mais forte do mundo" já está sendo comercializada em outros países, Andrew revelou ao O POVO que a cervejaria tem um armazém na Holanda por onde eles conseguem distribuir o produto para toda a Europa.

Além do mercado europeu, o rótulo está presente em outras regiões ao redor do globo, como na China, no Reino Unido e em alguns países da América do Norte, mas ainda não está presente em terras brasileiras e também não há perspectiva de comercialização. 

O que diz a lei brasileira sobre teor alcoólico nas bebidas?

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) são quem regulamentam a produção, comercialização e rotulagem de bebidas alcoólicas.

Entre os processos de regulamentação está o estabelecimento de um limite para o teor alcoólico permitido para bebidas comercializadas no Brasil. No caso das cervejas, o limite varia entre 3% e 12%, já se tratando dos destilados, o limite vai de 35% até 54%. 

Isso significa que qualquer bebida com teor alcoólico a partir de 55% não pode ser comercializada no Brasil.  

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar