Cápsula de suicídio assistido: o que é e por que houve prisões na Suíça?

O suicídio assistido é legal na Suíça, mas funcionamento da cápsula levanta controvérsias. Uma mulher de 64 anos teria sido a primeira usuária da cápsula "Sarco"

Alerta de gatilho: essa matéria aborda assuntos relacionados a suicídio. Se você está passando por depressão ou tendo pensamentos suicidas, ligue para o Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo número 188. As ligações são gratuitas.

A polícia suíça prendeu várias pessoas envolvidas no uso cápsula "Sarco", na região de Schaffhausen, no norte do país. Elas foram detidas suspeitas de incitar e auxiliar uma mulher de 64 anos a tirar a própria vida na última segunda-feira, 23.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

De acordo com a empresa responsável, apenas Florian Willet, copresidente da organização, estava presente no momento. Ele descreveu a morte como “pacífica, rápida e digna”.

O equipamento foi criado pela empresa The Last Resort, divulgado em julho deste ano. Com um design moderno, pode ser montado em qualquer lugar. Segundo o grupo, a americana que o utilizou o sofria com sistema imunológico gravemente comprometido.

Esta foi a primeira vez que a estrutura foi utilizada. As informações são da BBC News Brasil.

O suicídio assistido e a eutanásia são regidos por regras específicas na Suíça, o que tem gerado debate sobre a cápsula Sarco. A polícia confiscou o dispositivo e o corpo da vítima no local.

Cápsula de eutanásia: empresa se defende das acusações

A empresa afirma que a cápsula pode ser operada exclusivamente pela pessoa que deseja acabar com a própria vida, sem a necessidade de supervisão médica — o que configuraria a prática como suicídio assistido e não como eutanásia.

Neste caso, o procedimento seria considerado legal na Suíça. (Entenda abaixo a diferença entre eutanásia e suicídio assistido.) 

Em 2023, aproximadamente 1.250 pessoas optaram pelo suicídio assistido no país, segundo a mídia suíça.

O alerta sobre o suicídio foi dado por um escritório de advocacia, mas o número de pessoas presas e suas identidades não foram divulgados.

Como funciona a cápsula Sarco, utilizada na Suíça?

O método mais utilizado para o suicídio assistido na Suíça é a ingestão de líquidos que provocam a morte. Já a cápsula Sarco funciona por meio do sistema respiratório.

O ocupante pressiona um botão e a câmera começa a ser preenchida por nitrogênio, diminuindo o nível de oxigênio. Assim, a pessoa perde a consciência e morre em minutos. 

LEIA MAIS | Mulher morre por eutanásia no Peru, no 1º caso da história do país

Por que a cápsula gera debates na Suíça?

O suicídio assistido é diferente da eutanásia. No primeiro caso, o paciente é responsável por administrar em si o procedimento que leva a morte. Já na eutanásia, um médico administra o método letal. Só o suicídio assistido é permitido na Suíça.  

A ministra da Suíça responsável pela saúde, Elisabeth Baume-Schneider, se opôs à prática afirmando que a cápsula não atende aos requisitos da lei de segurança do produto e que seu uso de nitrogênio não é legalmente compatível.

Críticos expressam preocupação de que o design moderno da cápsula glamurize o suicídio, além de questionarem a ausência de supervisão médica no processo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar