Argentina autoriza tripulações e aviões estrangeiros a operar voos de cabotagem

O governo argentino autorizou a contratação de tripulação e aeronaves estrangeiras para voos de cabotagem, em meio ao conflito salarial que mantém com os sindicatos aeronáuticos de sua companhia aérea de bandeira, a Aerolíneas Argentinas, segundo um decreto publicado nesta segunda-feira (23).

A medida, que entrará em vigor em 60 dias, também permite que empresas estrangeiras realizem voos dentro do território argentino sem registrar suas aeronaves na Argentina.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"Essa medida, somada ao pacote de desregulamentações que estão sendo implementadas, possibilitará que outras companhias aéreas cubram rotas locais imediatamente se [Pablo] Biró e companhia continuarem fazendo greves extorsivas", declarou na rede social X o secretário de Transporte, Franco Mogetta, referindo-se ao secretário-geral da Associação de Pilotos de Linhas Aéreas.

O decreto se insere em um conflito que começou no final de agosto, quando os sindicatos rejeitaram uma proposta salarial do governo por considerá-la insuficiente e lançaram um plano de assembleias e greves que afetou centenas de voos.

Além disso, alinha-se com a intenção do governo do liberal Javier Milei de promover a privatização da Aerolíneas Argentinas, plano que foi rejeitado pelo Congresso, que precisa aprovar uma medida desse tipo.

Na semana passada, o governo declarou "essencial" o serviço de transporte aéreo, o que obriga os sindicatos a garantir 50% dos serviços em caso de greves.

Os sindicatos acusam o governo de "buscar o fechamento autoinfligido da Aerolíneas Argentinas".

A companhia de bandeira, criada em 1950 pelo então presidente Juan Perón, foi privatizada em 1989 durante o mandato do peronista Carlos Menem (1989-1999) e reestatizada em 2008 após sua falência, quando era propriedade de um grupo de investidores espanhol.

sa/mr/ic/aa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

sindicatos argentina aviação

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar