Milhares de tubarões são encontrados dormindo no fundo do mar na Austrália; veja o vídeo

Pesquisadores australianos relataram que quase todos os tubarões encontrados são fêmeas. Confira o vídeo

17:26 | Set. 06, 2024

Por: David Andrade
Os tubarões Port-Jackson medem até 1,65 metro de comprimento. (foto: Divulgação/NESP-IMAS)

Na Austrália, cientistas marinhos foram responsáveis por captar imagens que podem ser assustadoras para alguns e fascinantes para outras. Na ocasião, a expedição marítima gravou milhares de tubarões dormindo no fundo do oceano e revelou ao mundo imagens impressionantes. Confira vídeo abaixo.

Os tubarões observados são da espécie "Port-Jackson" e são encontrados apenas na costa da Austrália e da Nova Zelândia. De hábitos noturnos, estes animais se alimentam principalmente de lulas, polvos e ouriços do mar.

As imagens foram feitas graças a um robô submarino do Centro Marinho e Costeiro do Programa Nacional de Ciências Ambientais da Austrália (NESP-IMAS). No momento da gravação, os tubarões dormiam no leito do oceano no Estreito de Boss, uma passagem oceânica que divide a Austrália da ilha da Tasmânia.

Confira o momento em que o robô submarino encontra os turbarões Port-Jackson no mar da Austrália

Fêmeas de tubarões encontrados na Austrália só nadam com machos para acasalar

Os tubarões foram avistados pelo NESP-IMAS pela primeira vez em 2018. Os locais foram revisitados em agosto de 2024 como parte de uma pesquisa que visa construir uma análise do que pode ter mudado no habitat desses animais.

Em comunicado à imprensa, o líder da pesquisa, Jacquomo Monk afirma que devido ao enorme tamanho do parque marítimo, ver tantos tubarões Port-Jackson reunidos num único lugar "é como encontrar uma agulha em um palheiro".

LEIA MAIS | Especialistas dos EUA querem mudar reputação assustadora dos tubarões na Flórida


Os tubarões Port-Jackson medem até 1,65 metro de comprimento. Em meados de agosto e setembro, durante o fim do inverno no hemisfério sul, os tubarões entram no período de acasalamento e depositam os ovos em recifes de corais para que fiquem protegidos até que eclodam.

Um dos comportamentos dos tubarões Port-Jackson é o fato de que os machos e fêmeas da espécie só ficam juntos na época de procriação. Nos demais períodos do ano, as fêmeas permanecem com outras fêmeas.

Nos registros feitos pelo NESP-IMAS, pesquisadores acreditam que quase todos os tubarões ali presentes sejam fêmeas.

Os Port-Jackson é uma das poucas espécies de tubarão que consegue comer e respirar ao mesmo tempo. A maioria dos tubarões nadam de boca aberta para que a água entre pelas guelras de modo que a respiração ocorra.

Os Port-Jackson, contudo, conseguem respirar quando estão parados devido a um par de brânquias existentes ao lado da boca do animal.

LEIA MAIS | Tubarões "enlouquecidos" cercam barco no litoral dos Estados Unidos