Shakira: 'Tudo que ganhei em 10 anos ficou com o Estado espanhol'
Shakira foi condenada a pagar mais de R$ 90 milhões após se declarar culpada em caso de fraude fiscal. Em carta, a cantora critica agência tributáriaA estrela colombiana Shakira afirmou que tudo o que ganhou enquanto morava na Espanha ficou com a Agência Tributária espanhola, instituição que comparou à Inquisição, em uma carta publicada nesta quarta-feira, 4, no jornal espanhol El Mundo.
"Tudo o que ganhei nesses anos ficou com o Estado espanhol", escreveu a artista, que no ano passado chegou a um acordo com a Justiça.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ela se declarou culpada de fraude fiscal e pagou uma multa milionária para não responder a um processo por sonegar cerca 14,5 milhões de euros (90 milhões de reais) entre 2012 e 2014.
Shakira afirma que não era residente fiscal na Espanha desde 2011
A intérprete de sucessos como "Hips Don't' Lie" e "Waka, Waka" acusou a Agência Tributária, "uma instituição do Estado (que) parece mais interessada em me queimar publicamente na fogueira do que em ouvir meus motivos".
Ela afirmou na carta que suas viagens à Espanha não continham “interesse de permanência” no país, e eram apenas para “prosperar a relação (com o jogador espanhol Gerard Piqué)”. Os dois se separaram em 2022.
“Quando, em 2015, decidi viver em Espanha sob o regime de impatriada, a Agência Tributária admitiu que durante os 10 anos anteriores não tinha sido residente, e depois, imediatamente, tentou cobrar esses anos”, escreveu a cantora.
Shakira anuncia "Última", nova música sobre seu término com Piqué; CONFIRA
Shakira: 'década espanhola foi uma década financeiramente perdida'
Shakira também comentou que a década que viveu com a família na Espanha “foi uma década financeiramente perdida”. A colombiana explicou que o motivo não está relacionado com o seu trabalho, pois ela fez 120 shows em 90 cidades no período.
Segundo ela, todo o patrimônio que ela possui “consiste no que ganhou antes de chegar à Espanha e o que ganhou depois de se mudar”.
Ainda, ela cita o exemplo que quer ser para seus filhos — Milan, de 11 anos, e Sasha, de 10 anos — e que deu todas as explicações “com calma e no seu tempo”.
“Preciso que (eles) saibam que eu tomei as decisões para protegê-los, para estar do seu lado e seguir com a minha vida”, escreveu Shakira. (Com informações da agência AFP)