Incêndio afeta a Ilha da Madeira há uma semana

Um incêndio que afeta há uma semana as colinas da ilha da Madeira queimou uma superfície de 4.000 hectares, informou o observatório europeu Copernicus (EMS) nesta quarta-feira (21). 

Ao meio-dia de terça-feira, o fogo havia queimado 4.392 hectares, ou seja mais 959 hectares em 24 horas, indicou o Copernicus no X. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Com duas fontes ainda ativas, que mobilizam mais de 100 bombeiros, "o foco mais preocupante se encontra agora na região da cordilheira central" dessa ilha localizada perto da costa marroquina, muito frequentada por turistas estrangeiros, indicou o serviço regional de proteção civil em um relatório divulgado nesta quarta-feira. 

O incêndio foi declarado na última quarta-feira no município de Ribeira Brava e depois se propagou aos municípios vizinhos de Câmara de Lobos e Ponta do Sol, localizados no litoral sul da ilha. 

Duzentas pessoas foram retiradas da região, principalmente para evitar o risco de inalação de fumaça, mas a maioria conseguiu voltar para suas casas. 

Segundo as autoridades, o incêndio não destruiu nenhuma casa nem deixou feridos, mas alcançou "uma parte ínfima" de floresta da ilha, patrimônio mundial da Unesco, indicou à televisão pública RTP o presidente do serviço de proteção civil, Antonio Nunes. 

O funcionário também anunciou que se esperava a chegada nesta quarta-feira de 45 bombeiros e socorristas vindos de Lisboa, que se somariam aos 76 já enviados pelo governo nacional no final de semana. 

tsc/cm/hgs/mb/dd/fp

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

clima meio ambiente incêndio portugal

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar