Naufrágio de iate: o que se sabe de tragédia com bilionário na Itália

A embarcação de luxo afundou na segunda-feira, 19, com 22 pessoas a bordo, entre elas o bilionário Mike Lynch; seis ainda estão desaparecidas

As autoridades italianas continuam suas buscas pelas últimas seis pessoas desaparecidas após naufrágio de iate de luxo na segunda-feira, 19, em região próxima a Palermo. A embarcação contava, entre passageiros e tripulantes, com 22 pessoas.

Apenas uma morte foi confirmada até a publicação da matéria, a do cozinheiro canadense Recaldo Thomas. Entre os seis que permanecem desaparecidos, estão o bilionário Mike Lynch e sua filha, Hannah. A esposa de Lynch foi resgatada com vida.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Dos 22 que estavam presentes, 15 pessoas foram resgatadas quando o iate "Bayesian" virou devido a ventos fortes em uma tempestade.

Confira as principais atualizações sobre a tragédia na costa da Itália.

SAIBA MAIS | Beyoncé e Jay-Z alugam iate de Jeff Bezos, avaliado em R$ 2 bilhões

Naufrágio de iate: como aconteceu?

O superiate Bayesian, de bandeira britânica, afundou na costa de Porticello após ser atingido por um tornado violento na região enquanto os seus passageiros dormiam.

De acordo com o jornal The Guardian, a âncora do barco estava abaixada e os ventos fortes fizeram com que ele perdesse o equilíbrio, o que se acredita ter causado seu naufrágio.

Em publicação no perfil do restaurante Baia Santa Nicolicchia, em Porticello, o gerente Fabio La Bianca compartilhou uma foto da embarcação, tirada às 22 horas. “O iate da esquerda afundou às 4h05, atingido no meio do furacão, a 300 metros do porto de Porticello, próximo a outro veleiro que prestou socorro”, escreveu na legenda.

O estabelecimento também registrou os estragos causados no espaço, com cadeiras e mesas levadas pela força do vento. A gravação foi compartilhada no Facebook com a legenda: “Em um instante, o furacão levou tudo”.

Por que Titan implodiu? Erros no design do submarino podem explicar; ENTENDA

Naufrágio de iate: quem desapareceu?

Todos os seis indivíduos que seguem desaparecidos já foram identificados, incluindo um advogado que representou Lynch em julgamento e o presidente internacional da Morgan Stanley.

Mike Lynch

Conhecido como “Bill Gates britânico”, o bilionário Mike Lynch recebeu seu apelido pela proximidade com a área da tecnologia. Como exemplo, foi cofundador da companhia de tecnologia britânica Autonomy, em 1996.

Hannah Lynch

A filha de Mike, Hannah Lynch, de 18 anos de idade, também estava no iate de luxo, acompanhada do pai e da mãe, Angela Bacares.

Chris Morvillo

O advogado Chris Morvillo foi mais um dos identificados no superiate e fez parte da equipe de defesa de Mike Lynch após acusações de fraude contra o bilionário nos Estados Unidos.

Neda Morvillo

A esposa de Chris, Neda Morvillo, trabalhava como designer de joias e acompanhava o marido na costa italiana.

Jonathan Bloomer

O presidente da Morgan Stanley International desde 2016, Jonathan Bloomer, está entre os desaparecidos. O empresário também participou como testemunha de defesa de Lynch durante o julgamento do bilionário.

Judy Bloomer

A esposa de Jonathan, Judy Bloomer, foi indicada pela BBC como administradora e apoiadora da instituição de caridade de pesquisa sobre câncer ginecológico Eve Appeal há mais de 20 anos.

Naufrágio de iate: atualizações das buscas

Após o desastre, as equipes de busca retornaram ao local com mergulhadores especializados nesta terça-feira, 20, para acessarem as cabines do iate naufragado em busca dos desaparecidos.

A embarcação foi construída em 2008 pela empresa italiana Perini Navi e possuía 56 metros de comprimento. Originalmente, costumava se chamar “Salute”.

Submarino Titan: um ano após implosão, o que se sabe e o que falta saber | ENTENDA

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar