Ledecky conquista seu 9º ouro e iguala maior recordista da história dos Jogos
A nadadora americana Katie Ledecky conquistou neste sábado (3) seu nono ouro olímpico ao vencer a final dos 800m livre nos Jogos de Paris-2024, e igualou a ginasta Larissa Latynina como a mulher com mais títulos na história dos Jogos.
Ledecky tem um total de 14 medalhas olímpicas e, aos 27 anos, pretende continuar competindo até Los Angeles-2028.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A lendária nadadora alcançou a soviética Latynina com sua quarta vitória consecutiva na prova dos 800m livre, com o tempo de 8m11s04, superando a australiana Ariarne Titmus (8m12s29) e a americana Paige Madden (8m13s00).
Ledecky se vingou assim de Titmus, que a havia derrotado nos 400m livre disputados há uma semana no pavilhão de La Défense.
A americana, que na ocasião teve que se contentar com o bronze, confirmou mais tarde que havia viajado a Paris não apenas para aumentar seu recorde extraordinário, mas para entrar no seletíssimo grupo dos maiores atletas olímpicos da história.
Ledecky conquistou o ouro nos 1.500m livre e neste sábado partiu em busca da marca de Latynina, que conquistou nove medalhas de ouro entre 1956 e 1964.
À frente delas está apenas um atleta, e bem distante, o colosso das piscinas Michael Phelps, que conquistou 23 ouros entre 2004 e 2016.
O público do pavilhão La Défense vibrou com o feito de Ledecky e a aplaudiu ao confirmar a vitória.
Os torcedores comemoraram o ouro que aproxima os Estados Unidos da líder Austrália no quadro de medalhas de natação de Paris.
A equipe da Oceania, porém, está em boa posição para derrotar o 'Team USA' pela primeira vez desde 1988, ao somar 7 ouros, 6 pratas e 2 bronzes, contra 5-12-7 dos americanos com ainda cinco finais a serem disputadas em Paris.
gbv/ma/aam/cb