Musk aceita lutar com Maduro: 'Se eu ganhar, ele renuncia como ditador da Venezuela'
Tensão cresce na Venezuela pós-eleições, com Maduro acusando Musk de hackeamento e o bilionário desafiando o presidente para uma luta
16:46 | Ago. 01, 2024
As eleições na Venezuela, realizadas no domingo, 28 de julho, continuam sendo o centro das conversas — inclusive para Elon Musk. O bilionário convocou uma briga com Nicolás Maduro depois que o presidente o desafiou.
Chamando-o de "arqui-inimigo", Maduro acusa Musk de orquestrar "ataques contra a Venezuela" e até mesmo de estar por trás de uma suposta "investida hacker" da qual o Conselho Eleitoral Nacional (CNE) da Venezuela alega ter sido vítima. Este é o órgão que proclamou Maduro o vencedor das eleições sem dar detalhes da votação.
Venezuela: países exigem transparência e protestos contestam reeleição de Maduro; CONFIRA
Na terça-feira, 30 de julho, após uma reunião conjunta entre os Conselhos de Estado e de Segurança, Maduro anunciou a criação de “um comitê especial para avaliar, com assessoria russa e chinesa”, o sistema de segurança. Em particular, o hack que, segundo seu governo, danificou o sistema de comunicação do CNE.
Elon Musk versus Nicolás Maduro: presidente desafiou bilionário
Além de todas as acusações sobre uma suposta participação de Musk no ataque hacker na Venezuela, Maduro foi ainda mais ríspido, alegando que o dono da Tesla, SpaceX e do X (atual nomenclatura do Twitter) tem interferido no governo da Argentina e ainda o desafiou para uma luta.
"[Ele] quer controlar o mundo, já controla a Argentina (...) Você quer briga, Elon Musk? Estou pronto, sou filho de (Simón) Bolívar e (Hugo) Chávez, não tenho medo de você", disse Maduro, na última terça, segundo a AFP. Musk no X respondeu que alguém deveria "dizer a Maduro que lutarei com ele a qualquer hora, em qualquer lugar". Além disso, ele propôs condições para o combate.
“Se eu vencer, ele renuncia ao cargo de ditador da Venezuela; se vencer, eu o convido para uma viagem gratuita a Marte”, respondeu o bilionário a uma publicação no X com uma pesquisa sobre quem venceria uma briga, Musk ou Maduro.
If I win, he resigns as dictator of Venezuela.
If he wins, I give him a free ride to Mars.
Elon Musk versus Nicolás Maduro: Sun se oferece para sediar a luta
Em uma reviravolta, o fundador da Tron, Justin Sun, anunciou que a luta entre Elon Musk e o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, poderia acontecer no Estádio Nacional de Granada. Sun, que foi nomeado Embaixador de Granada e Representante Permanente na Organização Mundial do Comércio em 2021, se ofereceu para cobrir todas as despesas do evento.
Quem é a pessoa mais rica da América? Maiores bilionários do continente na lista da Forbes; VEJA
Conhecido por suas aguçadas habilidades de marketing, Sun destacou Granada como um local neutro convenientemente situado perto da Venezuela e dos Estados Unidos.
Este anúncio adiciona uma reviravolta ao que já está sendo apelidado como a luta mais emocionante do século. No entanto, vale notar que uma luta proposta anteriormente entre Musk e Mark Zuckerberg nunca se materializou, então este evento também pode permanecer um cenário hipotético para sempre.