Booking é condenada a pagar 413 milhões de euros por abuso de posição dominante na Espanha
.A autoridade da concorrência da Espanha anunciou, nesta terça-feira (30), uma multa de 413 milhões de euros (2,52 bilhões de reais) à plataforma holandesa de reservas hoteleiras Booking.com por "abusar de sua posição de domínio" em prejuízo dos hotéis espanhóis.
Essa é a maior multa imposta até hoje pela Comissão Nacional dos Mercados e da Concorrência (CNMC), indicou à AFP um porta-voz da instituição.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Booking "cometeu dois (casos de) abusos de sua posição de domínio desde, pelo menos, 1° de janeiro de 2019 até a atualidade ao impor várias condições comerciais não equitativas aos hotéis localizados na Espanha que empregam seus serviços", justificou em um comunicado a CNMC.
Em nota divulgada nesta terça-feira, dia 30, a empresa informa que vai recorrer da decisão. "Discordamos veementemente da resolução da investigação da CNMC (Comissão Nacional dos Mercados e da Concorrência) e pretendemos apelar dessa decisão sem precedentes. Reforçamos que o Digital Market Act da União Europeia é o fórum certo para discutir e avaliar tais questões, apresentando uma oportunidade de alinhar soluções que se aplicam a toda a Europa, em vez de país por país."
A Booking.com reforça ainda que opera em um setor altamente competitivo e em uma indústria caracterizada por um alto nível de opções para empresas e consumidores. "Oferecemos aos parceiros de acomodação programas de suporte, como o Preferred Plus e o Genius, aos quais eles podem aderir. A decisão de hoje da CNMC não leva isso em consideração e, diante de um cenário global, agrava a falta de consistência para consumidores e parceiros de acomodação na Espanha."
* A matéria foi atualizada às 17h23 do dia 30/07/24 para incluir nota da empresa