Mais de 180 mil deslocados em quatro dias de combates ao redor de Khan Yunis, diz ONU

Mais de 180 mil pessoas foram deslocadas em quatro dias de combates ao redor de Khan Yunis, cidade no sul da Faixa de Gaza, informou nesta sexta-feira (26) a ONU, após uma operação do Exército israelense para retirar corpos de reféns.

Cerca de 182 mil palestinos foram forçados a abandonar o centro e o leste de Khan Yunis desde segunda-feira, quando se registrou "o aumento das hostilidades", declarou o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) em um comunicado, acrescentando que "centenas de pessoas continuam bloqueadas no leste de Khan Yunis".

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O Exército israelense informou que "eliminou cerca de 100 terroristas" nessa cidade desde o anúncio de uma operação há quatro dias.

Na quinta-feira, o Exército disse que recuperou em Khan Yunis os corpos de cinco israelenses, quatro deles soldados ou reservistas, mortos no ataque do Hamas em 7 de outubro em Israel e levados para a Faixa de Gaza.

A ação do Hamas provocou a morte de 1.197 pessoas em Israel, a maioria civis, segundo uma contagem da AFP baseada em números oficiais israelenses.

Das 251 pessoas sequestradas naquele dia, 111 continuam retidas em Gaza, incluindo 39 que, segundo o Exército, estão mortas.

A ofensiva militar de Israel contra Gaza matou pelo menos 39.175 palestinos, também na maioria civis, segundo dados do Ministério da Saúde do território governado pelo Hamas.

bur-lb/bfi/cab/eg/am/ic

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

israël palestinos conflito

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar