Mais de 180 mil deslocados em quatro dias de combates ao redor de Khan Yunis, diz ONU

18:27 | Jul. 26, 2024

Por: AFP

Mais de 180 mil pessoas foram deslocadas em quatro dias de combates ao redor de Khan Yunis, cidade no sul da Faixa de Gaza, informou nesta sexta-feira (26) a ONU, após uma operação do Exército israelense para retirar corpos de reféns.

Cerca de 182 mil palestinos foram forçados a abandonar o centro e o leste de Khan Yunis desde segunda-feira, quando se registrou "o aumento das hostilidades", declarou o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) em um comunicado, acrescentando que "centenas de pessoas continuam bloqueadas no leste de Khan Yunis".

O Exército israelense informou que "eliminou cerca de 100 terroristas" nessa cidade desde o anúncio de uma operação há quatro dias.

Na quinta-feira, o Exército disse que recuperou em Khan Yunis os corpos de cinco israelenses, quatro deles soldados ou reservistas, mortos no ataque do Hamas em 7 de outubro em Israel e levados para a Faixa de Gaza.

A ação do Hamas provocou a morte de 1.197 pessoas em Israel, a maioria civis, segundo uma contagem da AFP baseada em números oficiais israelenses.

Das 251 pessoas sequestradas naquele dia, 111 continuam retidas em Gaza, incluindo 39 que, segundo o Exército, estão mortas.

A ofensiva militar de Israel contra Gaza matou pelo menos 39.175 palestinos, também na maioria civis, segundo dados do Ministério da Saúde do território governado pelo Hamas.

bur-lb/bfi/cab/eg/am/ic